Voltar para o Início Ir para o rodapé
Consulta à comunidade

Alessandro e Alamanda encabeçam listas tríplices para escolha do novo Reitorado

Composições foram definidas nesta terça, dia 4, pelo Colégio Eleitoral da UFMG

Alessandro e Alamanda foram escolhidos pela comunidade universitária para comandar a UFMG na chegada ao seu primeiro centenário
Foto: Jebs Lima | UFMG

O professor Alessandro Fernandes Moreira, da Escola de Engenharia, encabeça a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação para a escolha do(a) reitor(a) que comandará a UFMG no período 2026-2030. A composição foi definida em reunião do Colégio Eleitoral realizada nesta terça-feira, dia 4. A lista foi completada pelos professores João Alberto de Almeida, da Faculdade de Direito, e Sônia Maria Sores, da Escola de Enfermagem.

Ainda na reunião desta terça-feira, o Colégio Eleitoral elaborou a lista tríplice para o cargo de vice-reitor(a). Ela é encabeçada pela professora Alamanda Kfoury que formou, com o professor Alessandro, a chapa UFMG Acolhedora, a única inscrita na consulta à comunidade universitária, realizada no último dia 21. A lista para vice-reitor(a) foi completada pelos professores Cícero Murta Diniz Starling, da Escola de Engenharia, e ⁠⁠Kely César Martins de Paiva, da Faculdade de Ciências Econômicas.

A lista para o principal cargo de gestão da Universidade será encaminhada ao Ministério da Educação. Cabe ao ministro, por delegação do presidente da República, escolher, com base nela, o(a) dirigente que vai comandar a UFMG no próximo quadriênio.

A lista de vice-reitor, por sua vez, é entregue pelo Colégio Eleitoral ao(a) reitor nomeado(a), para que, com base nela, ele(a) referende a escolha do(a) vice-reitor(a).

Consulta
A decisão do Colégio Eleitoral – formado pelos integrantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho de Curadores – referendou o resultado da consulta à comunidade, na qual Alessandro Fernandes (candidato a reitor) e Alamanda Kfoury (candidata a vice-reitora) obtiveram 88,45% dos votos válidos ponderados.

A chapa recebeu 16.900 votos válidos após aplicado o critério de ponderação, sendo 15.602 entre os professores, 1.187 entre os servidores técnico-administrativos e 110 entre estudantes de graduação, da pós-graduação, da Unidade Especial de Educação Básica e Profissional (Ebap) e residentes de medicina. O sistema de ponderação de votos – previsto no artigo 27 Estatuto da UFMG – estabelece que o sufrágio dos servidores docentes tem peso 70. Os segmentos dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes têm o mesmo peso: 15.

A votação no dia 21 de outubro foi operacionalizada por meio do sistema eletrônico de consultas da UFMG. Ele é protegido por criptografia para impedir a interceptação do voto via internet, a quebra do seu sigilo ou sua alteração por terceiros. A ferramenta foi usada na consulta de 2021 para subsidiar a escolha do Reitorado de 2022-2026, que culminou com a recondução da professora Sandra Goulart Almeida e do professor Alessandro Fernandes Moreira aos cargos de reitora e vice-reitor da UFMG, respectivamente.

Representantes de colegiados, como o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e diretores de unidades também têm sido escolhidos pela comunidade da UFMG por meio do mesmo sistema.

Categoria: Institucional

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Institucional