UFMG reúne reitores do Brasil, de Portugal e da Espanha para discutir implicações da IA, ética e inclusão
Encontro do Grupo Tordesilhas, composto de 60 universidades, será realizado de 9 a 11 de novembro
Por Redação
A partir deste domingo, 9 de novembro, a UFMG sediará a 24ª edição do Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, rede que visa fortalecer a colaboração acadêmica entre universidades do Brasil, da Espanha e de Portugal – atualmente são 60 instituições, sendo 29 brasileiras, 20 espanholas e 11 portuguesas.
Anualmente, dirigentes dessas universidades reúnem-se para debater temas importantes que afetam diretamente o ensino superior, além de proporcionar um espaço de cooperação científica entre pesquisadores dos três países, que já colaboram nos colégios doutorais.
A cada encontro presencial, os pesquisadores divulgam os avanços e resultados das pesquisas em curso e traçam planos, pondo em debate um tema específico de forma presencial. Com o tema IA, ética e inclusão, a edição deste ano visa promover uma reflexão crítica sobre as oportunidades e os desafios que emergem na interseção desses três eixos, além de problematizar o papel da universidade e seu futuro diante desse cenário, como explica Bárbara Malveira Orfanó, diretora adjunta de Relações Internacionais.
“Em um contexto de rápidas transformações tecnológicas, a inteligência artificial redefine práticas de ensino, de produção científica e de gestão universitária, exigindo princípios éticos sólidos e políticas institucionais que assegurem transparência, responsabilidade e equidade. Ao mesmo tempo, o debate sobre inclusão é central para evitar que as inovações tecnológicas ampliem as desigualdades sociais, linguísticas e culturais”, diz a diretora.
Segundo ela, o evento pretende discutir como as universidades podem atuar como espaços de governança ética e de inclusão digital, promovendo formação crítica, diversidade e cooperação internacional responsável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Universidade do futuro e futuro da universidade
Esse propósito é reforçado em convite feito pela reitora Sandra Goulart Almeida, atual presidente do Comitê Coordenador do Grupo Tordesilas. Dirigindo-se aos colegas de grupo, ela conclama os participantes a discutirem a “universidade do futuro e o futuro da universidade” diante dos desafios impostos pelas tecnologias digitais à sociedade.
No texto, a dirigente sustenta que o evento fomenta o diálogo e a profícua colaboração entre as universidades da Espanha, de Portugal e do Brasil que participam do Grupo Tordesilhas e promovem a interação dos pesquisadores que integram os seus dez colégios doutorais. “O encontro configura uma importante oportunidade para a promoção da colaboração acadêmica e científica, reafirmando a relevância da pesquisa produzida pelas universidades que compõem a rede”, escreveu a reitora.
Como sede do grupo em 2025, em razão da presidência exercida por Sandra Goulart, a UFMG é a anfitriã do 24º Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas. As atividades começam na tarde de domingo, às 15h, na Praça da Liberdade, com atividades culturais no Espaço do Conhecimento e no Palácio da Liberdade.
A conferência de abertura será ministrada na segunda-feira, dia 10, a partir das 9h45, no auditório da Reitoria, pelo professor Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação, sobre o tema Inteligência artificial, ética e universidade: por que precisamos de regras?
Ainda na segunda-feira, os reitores do grupo vão debater, em quatro mesas-redondas, temas como o papel da IA na produção do conhecimento, a reconfiguração de saberes e competências para uma universidade mais inclusiva, compromisso ético e social da universidade do futuro e oportunidades de cooperação.
Na terça-feira, dia 11, a programação terá sequência com reuniões dos dez colégios doutorais, discussão para admissão de novos membros, eleições para presidência e vice-presidência, assinatura de convênio e apresentação do Grupo Sarandeiros.
Mais lidos
Semana
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Escola democrática Expoente da pedagogia crítica tem agenda de atividades na UFMG com especialistas em educação básica e formação de professores
Emérito da Universidade de Wisconsin-Madison, Michael Apple é o titular da cátedra Fundep Magda Soares do Ieat
-
Arqueologia da repressão UFMG coordena escavações arqueológicas no antigo DOI-Codi de São Paulo
Grupos da Universidade, da Unicamp e da Unifesp buscam vestígios para recontar o passado do local onde o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado há 50 anos
-
'Nós com a máquina' Nem tecnológico, nem só político: grande desafio da IA é ético
Em encontro do Grupo Tordesilhas, pesquisadores indicam caminhos para que tecnologia possa colaborar com inclusão social e com redução das desigualdades no país e nas universidades
-
Processo seletivo Divulgados novo Documento Norteador e Guia do Candidato do Seriado UFMG
Documentos vão auxiliar na preparação dos candidatos; DN recebeu contribuições de 107 professores, dois terços dos quais vinculados a escolas públicas
Notícias por categoria
Internacional
-
Grupo Tordesilhas Universidade do futuro: gestores defendem internacionalização inclusiva e sustentável
Representantes do MEC, do CNPq e da Capes falaram sobre políticas de fomento, redes multilíngues e desafios da pós-graduação brasileira
-
Conhecimento em transformação IA redefine a própria ideia de inteligência, diz professor da Fale em mesa do encontro do Grupo Tordesilhas
Tecnologia pode ser uma importante aliada do ensino, desde que vista numa perspectiva de cooperação, avaliam especialistas das universidades de Lisboa e Léon
-
'Nós com a máquina' Nem tecnológico, nem só político: grande desafio da IA é ético
Em encontro do Grupo Tordesilhas, pesquisadores indicam caminhos para que tecnologia possa colaborar com inclusão social e com redução das desigualdades no país e nas universidades
-
IA com regras ‘Algoritmização da sociedade precisa ser regulada’, defende Virgílio Almeida
Professor do DCC ministrou a conferência de abertura do 24° Encontro do Grupo Tordesilhas; dirigentes defendem olhar ético sobre a tecnologia para garantir inclusão e impedir desigualdades
-
Universidade do futuro Começa encontro do Grupo Tordesilhas, que discute IA, ética e inclusão
Reitores de universidades do Brasil, da Espanha e de Portugal estão reunidos na UFMG; dirigentes foram recebidos no Palácio da Liberdade