Voltar para o Início Ir para o rodapé
Arte e Cultura

Conservatório UFMG divulga programação de 14 a 19 de novembro

Por: Assessoria de Imprensa UFMG

Celebração do Dia do Músico com o Ars Nova Coral da UFMG, recital de piano e música de câmara com a classe da professora Laura Boaventura e apresentações do quarteto de cordas e percussão da Escola de Música da UFMG, além do músico e compositor Gagadiy, dentro do Novembro Negro da UFMG, estão na programação de eventos do Conservatório UFMG de 14 a 19 de novembro. Os eventos têm entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço (Avenida Afonso Pena, 1534, Centro – Belo Horizonte/MG).

Celebração do Dia do Músico: Ars Nova – Coral da UFMG

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 19h30, o Conservatório UFMG recebe o Ars Nova Coral da UFMG para um concerto em homenagem ao Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro. Sob regência do maestro Lincoln Andrade e com participação do pianista Júlio Bastos, o grupo apresenta um repertório que celebra a música coral brasileira e internacional, do erudito ao popular, voltado para o músico brasileiro do século XX.

Serão apresentadas obras a cappella (sem acompanhamento) e obras com o acompanhamento de piano, executado pelo pianista Júlio Bastos. No lado erudito, o coral interpretará obras de Marlos Nobre, Emmanuel Coêlho, Ronaldo Miranda, Ernst Mahle, além de obras do romântico alemão Johannes Brahms e do pós-romântico norte-americano Samuel Barber. No lado popular, o Ars Nova levará ao palco arranjos do maestro Mauro Rodrigues para obras recolhidas por João Guimarães Rosa e um arranjo inédito do maestro Lincoln Andrade para uma obra conhecida de Milton Nascimento em parceria com Fernando Brant.

Recital de Piano e Música de Câmara: classe da professora Laura Boaventura

Na segunda-feira, 17 de novembro, às 19h30, o Conservatório UFMG apresenta o  Recital de Piano e Música de Câmara com alunos da classe da professora Laura Boaventura. No programa, composições de Chopin, Schumann, Beethoven, Scriabin, Ravel, Glinka, Rachmaninoff, Tchaikovsky, entre outros.

Formada desde 2019, a classe de piano da professora Laura Boaventura vem alcançando destaque no cenário musical atual. Seus alunos atuam nos mais diversos campos da prática pianística, tais como piano solo, correpetição para cantores e para ballet, música de câmara e produção musical, e têm se apresentado em importantes espaços como a Sala Minas Gerais e o Teatro Sesiminas.  Além disso, foram premiados em concursos nacionais e internacionais, dentre eles: Concurso da Assembleia Musical de Belo Horizonte, Concurso Nacional de Piano Souza Lima, Concurso Nacional de Piano Abrão Calil Neto, Concurso Internacional de Piano Global Genius e Concurso Internacional de Piano Carles e Sofia.

Novembro Negro UFMG: Fábulas Brasileiras (quarteto de cordas e percussão)

Na terça-feira, 18 de novembro, às 19h30 o Conservatório UFMG promove o concerto Fábulas Brasileiras (quarteto de cordas e percussão). O recital reúne instrumentistas e compositores ligados à Escola de Música da UFMG, celebrando e incentivando a presença negra nos palcos da música erudita.

O programa apresenta sonoridades não tão comuns ao ambiente mais tradicional da música erudita, com a combinação de cordas e percussão. A famosa Bachianas Brasileiras n. 5, de Villa-Lobos, uma das mais famosas melodias brasileiras, será executada em uma diferente roupagem, ao som do vibrafone. Em seguida haverá a formação tradicional de um quarteto de cordas, com a apresentação de uma obra recente, Fábulas Brasileiras, de 2022, do jovem compositor negro Gabriel Cesário. Por fim, vibrafone, percussão e quarteto de cordas se juntam para apresentar em primeira audição dois arranjos de obras conhecidas da tradição brasileira: Peixinhos do Mar e Canto dos Escravos.

Os dois arranjos evidenciam contribuições das tradições afro-brasileiras para o universo da música e mostram como eles podem ser absorvidos pela música de concerto, reforçando o protagonismo negro como força transformadora do cenário cultural contemporâneo.

Quarta Cultural/Novembro Negro UFMG: Pérola Negra

Na quinta-feira, 19 de novembro, às 12h30, o projeto Quarta Cultural apresenta o show Pérola Negra, com o cantor e compositor Gagadiy. O músico presta homenagem a grandes nomes da MPB, como Luiz Melodia, Milton Nascimento, Djavan, Gilberto Gil, entre outros. Além de apresentar artistas mais recentes que dialogam com a negritude na música brasileira como Jota.pê, Liniker, Gilsons e Iza Sabino. Gagadiy será acompanhado pela pianista e compositora pianista Glaw Nader, pela percussionista Gal Duvalle e pela contrabaixista Débora Kper.

Em Pérola Negra, o cantor e compositor Gagadiy apresenta uma proposta estética e musical que reafirma a essência preta da música brasileira, inspirando-se no legado de Luiz Melodia para celebrar a força e a sensibilidade dos protagonistas da canção nacional. Cada canção revela um fragmento dessa herança viva, reconhecendo as Pérolas Negras que inspiram e constroem a trajetória do artista. O evento, aberto ao público, integra a 8ª edição do Novembro Negro UFMG.

Gagadiy é cantor e compositor nascido em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e graduando em Música Popular pela UFMG. Desde 2023, integra o naipe de vozes instrumentais da Jazz Band Trama, projeto idealizado pela artista Glaw Nader que reúne musicistas dissidentes e propõe novas perspectivas para a cena instrumental. Em 2024, estreou o show Gagadiy canta Luiz Melodia, tributo ao artista carioca, com o qual venceu o Sarau do Minas Tênis Clube no mesmo ano.

Mais informações: 3409-8300

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

comunica@conservatorio.ufmg.br

http://www.conservatorio.ufmg.br/

Imagem de Divulgação

Quarta Cultural - Pérola Negra - foto Gagadiy. Foto: Elis Rockenbach