Voltar para o Início Ir para o rodapé
Inovação

InovaLab abre inscrições para seleção de empreendimentos de base tecnológica

Servidores e estudantes podem participar do processo, no qual serão escolhidas até dez propostas para a fase de pré-incubação e até cinco para a de incubação

Com Assessoria de Comunicação da CTIT/UFMG

Identidade visual do programa do InovaLab
Divulgação CTIT/UFMG

Estão abertas as inscrições para o Ciclo 3 do InovaLab, programa de incubação destinado ao estímulo de novos empreendimentos de base tecnológica vinculados à pesquisa e aos ativos de propriedade intelectual da UFMG. Promovido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e pela Inova UFMG, essa é uma das principais iniciativas para promover a inovação, consolidando a ponte entre universidade, mercado e sociedade. A edição 2026 selecionará até dez propostas para a Fase 1 (pré-incubação) e até cinco para a Fase 2 (incubação), conforme critérios definidos em edital.

Podem participar da chamada projetos de pesquisa e empresas já constituídas, submetidos por docentes, servidores técnicos-administrativos em educação e estudantes da Universidade. São elegíveis propostas associadas a produtos, processos e serviços com potencial de aplicação na sociedade. Iniciativas que ainda estejam em fase de desenvolvimento também são admitidas, uma vez que o programa prevê etapas de aperfeiçoamento e amadurecimento tecnológico, contribuindo para que as soluções alcancem o nível necessário para sua chegada ao mercado.

Processo seletivo
O processo de seleção envolve análise documental e avaliação técnica das propostas submetidas, sobre os critérios, tecnologia, equipe, recursos, mercado e alinhamento estratégico.

Os aprovados ingressam na Fase 1 – pré-Incubação, que tem duração de seis meses e contempla atividades como diagnóstico de maturidade do negócio, elaboração do plano de incubação, capacitações temáticas, mentorias e articulação com especialistas.

A Fase 2- Incubação, destinada às equipes selecionadas, tem duração de até dois anos e envolve o desenvolvimento e execução do Plano de Incubação, com acompanhamento contínuo das equipes da CTIT e da Inova UFMG.

As inscrições terminam em 1º de fevereiro de 2026, e o resultado final será divulgado no dia 6 de março, com início das atividades da Fase 1 previsto para 9 de março de 2026.   

Mais informações estão disponíveis no site do InovaLab e podem ser solicitadas pelo e-mail inova-incubacao@ctit.ufmg.br.



Categoria: Oportunidades

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Oportunidades