Voltar para o Início Ir para o rodapé

Órgãos de Deliberação Superior e Fiscalização Econômico-Financeira

Organograma dos órgãos de deliberação superior e fiscalização econômico-financeira da UFMG
Organograma dos órgãos de deliberação superior e fiscalização econômico-financeira da UFMG
Fonte: Proplan (www.ufmg.br/proplan/organograma-ufmg/)

Conselho Universitário

O Conselho Universitário é o órgão máximo de deliberação da UFMG, responsável por formular a política geral da Instituição nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar, conforme determinam os artigos nº 8 a nº 14 do Estatuto da UFMG. O Conselho é integrado pelo reitor – que exerce a presidência –, pelo vice-reitor, pelos diretores das Unidades Acadêmicas, pelos diretores-gerais das Unidades Especiais e por representantes dos docentes, dos técnico-administrativos em educação e dos discentes. Para mais informações, como a composição atual, as normas e os documentos do Conselho, acesse aqui.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) é um órgão técnico de supervisão e deliberação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão conforme determinam os artigos nº 15 a nº 19 do Estatuto da UFMG. O Cepe é integrado pelo reitor – que exerce a presidência –, pelo vice-reitor, pelos pró-reitores que presidem as câmaras acadêmicas – de graduação, de pós-graduação, de pesquisa e de extensão – e por representantes docentes e discentes. Para mais informações, como a composição atual, as normas e os documentos do Conselho, acesse aqui

Conselho de Curadores

O Conselho de Curadores é o órgão de fiscalização econômico-financeira da UFMG conforme determinam os artigos nº 20 a nº 22 do Estatuto da UFMG. Dentre suas competências, destacam-se a apreciação da proposta orçamentária e do orçamento-programa e a manifestação sobre os balanços e a prestação de contas da Reitoria e, quando for o caso, sobre as contas da gestão dos diretores de Unidades, de Órgãos Suplementares e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). É composto por um membro docente da Comissão de Orçamento e Contas do Conselho Universitário – que exerce a presidência –, por membros eleitos pela comunidade universitária e por representantes indicados pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais e pelo Ministério da Educação. Para mais informações, como a composição atual, as normas e os documentos do Conselho, acesse aqui.

Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods)

Os órgãos de deliberação superior recebem suporte da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods). Ela atua junto ao Conselho Universitário, em conformidade com o artigo nº 11 do Estatuto da UFMG, coordenando e assessorando suas atividades, bem como as dos demais órgãos superiores da Instituição: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Conselho de Curadores e Conselho de Diretores. Para mais informações, acesse aqui.

Auditoria-Geral

A Auditoria-Geral é o órgão de assessoramento do Conselho Universitário, em conformidade com o artigo nº 11 do Estatuto da UFMG. Sua finalidade precípua é o assessoramento da Universidade, mediante abordagem sistemática e disciplinada, com o objetivo de assegurar, entre outros, a regularidade da administração orçamentária, financeira e patrimonial da Instituição e a racionalização dos seus procedimentos administrativos, contábeis, financeiros e patrimoniais. A fim de desempenhar suas atribuições, a Auditoria-Geral promove atividades de avaliação e aprimoramento da governança, gestão de riscos e controles internos da UFMG. Para mais informações, acesse aqui.