Projeto da Escola de Enfermagem lança guia de atenção pré-natal na terra Yanomami
Documento articula conhecimentos indígenas e práticas de saúde baseadas em evidências
Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem
O Projeto Redes de Cuidado na Terra Indígena Yanomami, coordenado pela professora Érica Dumont Pena, da Escola de Enfermagem, lançou o Temi Totihi – Guia de Atenção ao Pré-natal na Terra Indígena Yanomami (TIY). Construído de forma coletiva, o guia articula conhecimentos indígenas e práticas de saúde baseadas em evidências, fornecendo diretrizes de cuidado pré-natal que respeitam a cultura, os saberes tradicionais e os modos de vida das mulheres Yanomami e Ye’kwana.
O documento foi normatizado pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). “Esse guia é, até onde sabemos, o primeiro documento oficial no Brasil que normatiza o trabalho dos profissionais da saúde indígena com base explícita na interculturalidade e no que chamamos de cuidado sensível e adequado”, explica Érica Dumont.
Segundo outra coordenadora do guia, a antropóloga Maria Christina Barra, o processo coletivo de construção da publicação foi desafiador e instigante, pois indicou caminhos inovadores e possibilidades de criação de conhecimentos sensíveis e adequados à diversidade das práticas de cuidado na gestação, parto e nascimento. “O uso de imagens como narrativas sobre modos de viver e cuidar na TIY, a partir da inclusão dos desenhos de Ehuana Yanomami no guia, é um dos caminhos possíveis para a complementaridade dos conhecimentos. As imagens são formas de expressão do pensamento indígena e evocam um cuidado com uma rede de relações mais ampliada entre pessoas e seres que compõem a vida na floresta”, enfatiza.
O lançamento do guia fez parte da oficina de apresentações das Ações na Terra Indígena Yanomami, organizada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A cerimônia ocorreu na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, no dia 8 de julho. Na oportunidade, também foram lançados vídeos educativos sobre o tema.
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