Rádio UFMG Educativa vence Prêmio Rubra em duas categorias
Emissora conquistou o primeiro lugar em 'Documentário' e 'Radiodrama' e ficou em terceiro lugar em 'Campanha institucional'
As produções Rotas da ditadura: 60 anos do golpe e Dramas para negros e prólogo para brancos: especial 80 anos do Teatro Experimental do Negro, da Rádio UFMG Educativa, foram vencedoras das categorias Documentário e Radiodrama, respectivamente, do 4º Prêmio Rubra de Rádio Universitário.
O anúncio foi feito na noite de quarta-feira, 2 de julho, durante transmissão on-line do encontro da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rubra), que reúne emissoras, projetos de produção em áudio e pesquisadores. O prêmio recebeu 98 inscrições de instituições de todo o país, em sete categorias.
Documentário
Com seis episódios, a série jornalística Rotas da ditadura: 60 anos do golpe, lançada em abril de 2024, apresenta depoimentos de estudiosos do golpe de 1964, além de memórias de pessoas que sofreram a violência do regime militar. As reportagens têm produção e apresentação de Tiago de Holanda, edição de áudio de Clarice Oliveira, também responsável pelos trabalhos técnicos, com a participação de Cláudio Zazá.
Tiago de Holanda diz ter recebido com alegria a notícia de que a série foi reconhecida pela nova edição do Prêmio Rubra – a UFMG Educativa foi premiada em todas as edições anteriores – e destaca a qualificação do júri responsável pela avaliação dos trabalhos. Ele ressalta a nova oportunidade para que mais pessoas tenham contato com o podcast e com temas relacionados ao golpe de 1964 e à ditadura militar. “É muito importante que aquele período seja cada vez mais lembrado e discutido, de modo que os valores democráticos se difundam e sejam fortalecidos na sociedade brasileira”, afirma.
O jornalista lembra que a produção ficou várias semanas na lista dos podcasts de história brasileiros mais ouvidos no Spotify. “Nessa plataforma, já houve mais de 37 mil reproduções, por ouvintes registrados em mais de 40 países. E esses números, muito expressivos para uma rádio universitária, ainda podem ser impulsionados pela notícia do Prêmio Rubra”, prevê.
Radiodrama
Com 1h05 de duração, a produção Dramas para negros e prólogo para brancos: especial 80 anos do Teatro Experimental do Negro reúne leituras de trechos de peças do acervo do Teatro Experimental do Negro (TEN), compiladas no livro homônimo organizado por Abdias Nascimento, lançado em 1961, e na segunda edição, da Temporal Editora (2024). O especial foi veiculado no âmbito da programação do Novembro negro, em 2024, também premiada na categoria Campanha institucional do 4º Prêmio Rubra, em terceiro lugar.
Idealizadora da produção especial, a supervisora geral de produção e conteúdo da Rádio UFMG Educativa, Luiza Glória, também comemora a premiação. Segundo ela, a conquista reforça a importância dos temas abordados e promove o reconhecimento do trabalho da equipe da emissora – “extremamente produtiva, qualificada e criativa, sempre propondo discussões importantes e em formatos diferentes”.
“A nossa campanha Novembro negro e o especial para os 80 anos do TEN são apenas algumas das ações que refletem o que acreditamos ser o papel da UFMG Educativa: envolver-se com a luta antirracista, assumindo o compromisso social com a formação cidadã pautada na erradicação de todas as formas de intolerância, discriminação e violação de direitos humanos, visando à construção de uma sociedade mais justa”, defende.
Ficha técnica
Luiza Glória assina a produção e direção do especial, com trabalhos técnicos de Clarice Oliveira, edição e sonoplastia de Bê Tymburibá, vinheta e divulgação de Breno Rodrigues (com voz de Luiz Fernando Freitas), locução de Sofia Laura, e narração e voz de Abdias Nascimento por Bruno Vasconcelos. As leituras dramáticas e interpretações ficaram a cargo do Programa Textos e Letras em Ação – Contos de Mitologia da Faculdade de Letras da UFMG, coordenado pelo professor Marcos Alexandre. O grupo é formado por Ariane Maria Lopes Santos, Glauco Pulvirenti Marques, Juan Henrique Bastos, Rita Naj Oleari Veronese e Vinícius Alves Martins.
A campanha Novembro negro 2024 na Rádio UFMG Educativa envolveu toda a equipe da emissora, sob coordenação institucional de Eduardo Jesus e Rafael Medeiros, supervisão geral de produção e conteúdo de Luiza Glória e suporte técnico de Judson Porto. A equipe de operações é formada por Cláudio Zazá, Clarice Oliveira, Henrique Goulart, Thiago França e Samuel Rosa Tou. Alessandra Dantas, Alessandra Ribeiro, Breno Rodrigues, Hugo Rafael, Jaiane Souza, Luiza Glória e Ruleandson do Carmo compõem o grupo de jornalistas e produtores. Os bolsistas são Aline Assis, Alice Pimenta, Bruno Pereira, Julia Rhaine e Sofia Laura. A locução é feita por Luiz Fernando Freitas e Michelle Bruck, enquanto a programação musical está a cargo de Bruno Vasconcelos, Guilherme Amintas e Rafael Medeiros.
Assista à transmissão do anúncio dos vencedores do 4º Prêmio Rubra:
Mais lidos
Semana
-
Arqueologia da repressão UFMG coordena escavações arqueológicas no antigo DOI-Codi de São Paulo
Grupos da Universidade, da Unicamp e da Unifesp buscam vestígios para recontar o passado do local onde o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado há 50 anos
-
'Nós com a máquina' Nem tecnológico, nem só político: grande desafio da IA é ético
Em encontro do Grupo Tordesilhas, pesquisadores indicam caminhos para que tecnologia possa colaborar com inclusão social e com redução das desigualdades no país e nas universidades
-
Processo seletivo Divulgados novo Documento Norteador e Guia do Candidato do Seriado UFMG
Documentos vão auxiliar na preparação dos candidatos; DN recebeu contribuições de 107 professores, dois terços dos quais vinculados a escolas públicas
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Escola democrática Expoente da pedagogia crítica tem agenda de atividades na UFMG com especialistas em educação básica e formação de professores
Emérito da Universidade de Wisconsin-Madison, Michael Apple é o titular da cátedra Fundep Magda Soares do Ieat
Notícias por categoria
Coberturas especiais
-
Reparações Francia Márquez propõe ‘decolonizar o saber’ e reforçar protagonismo negro na produção do conhecimento
Vice-presidenta da Colômbia fez conferência na UFMG na qual defendeu a valorização das epistemes africanas e a transformação estrutural nas universidades para enfrentar o racismo e as desigualdades históricas
-
Ho-ho-ho! Papai Noel dos Correios visita campus Pampulha para incentivar adoção de cartinhas
Postos da tradicional campanha de apadrinhamento foram montados no ICEx e na Praça de Serviços
-
Laços fortalecidos Grupo Tordesilhas tem nova presidência e formaliza três adesões
No encerramento do 24º encontro, reitora Sandra Goulart transmitiu o cargo para a professora María Inmaculada González Pérez, da Universidade de La Laguna, da Espanha; UFMS, Unifesspa e Ufam passam a integrar a rede
-
Farmacologia das palavras Pesquisadores e artistas celebram legado de ‘Drummond farmacêutico’
Evento explorou interseções entre ciência, sensibilidade e criação literária na obra do poeta itabirano, que completaria, neste ano, 100 anos de formado no curso de farmácia da UFMG
-
Encerramento Semana do Conhecimento premia projetos de todos os segmentos acadêmicos
Mais de 3 mil trabalhos foram apresentados, e 77, reconhecidos como destaque nesta sexta, 17