Patente e Transferência Tecnológica
As patentes são títulos de propriedade temporária sobre uma invenção ou um modelo de utilidade, concedidos pelo Estado aos inventores, autores, pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Para a Universidade, as patentes podem representar expressiva geração de valor, produzindo retorno econômico e ganhos de produtividade.
Além de ser uma universidade de referência, a UFMG é considerada uma das pioneiras no registro de patentes no Brasil e, há anos, está posicionada como uma das instituições de destaque na área. Por meio desses processos, a Universidade estabelece parcerias nacionais e internacionais com diversas empresas para o licenciamento de produtos inovadores, transferindo conhecimento e gerando riqueza e bem-estar para a sociedade.
A TV UFMG publicou um vídeo explicando o que são as patentes e a sua relação com a pesquisa. Confira:
A Universidade possui em seu portfólio milhares de tecnologias protegidas por patente no Brasil e no exterior, dezenas de empresas graduadas na incubadora Inova UFMG e mais de 100 contratos de transferência e licenciamento com empresas. As competências da UFMG criaram diversas tecnologias licenciadas que estão disponíveis para a sociedade em forma de vacinas, kits diagnósticos, programas de computador, produtos e processos de engenharia, produtos para nutrição entre outras soluções.
Registro de Patentes
Conheça os procedimentos de registro de patentes de invenções produzidas na UFMG.
Acesse aquiTransferência e Inovação Tecnológica
A transferência de tecnologia está relacionada a efetivação de contratos que visam disponibilizar, para a sociedade, os resultados da produção intelectual gerada na Universidade. Por isso, A UFMG direciona esforços para estabelecer relações com o setor empresarial, por meio de alianças estratégicas, acordos e parcerias que aproximam a sociedade e as empresas do eixo acadêmico.
As ações de transferência tecnológica na UFMG são gerenciadas pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). Criado em 1997, o órgão atua na gestão do conhecimento científico e tecnológico na Universidade, disseminando a cultura do empreendedorismo e a propriedade intelectual, além de ser responsável pelo sigilo das informações sensíveis, pela proteção do conhecimento e pela comercialização das inovações geradas na UFMG.