Quadros Críticos: Condenação de Bolsonaro traz esperança na luta pelos avanços democráticos
Por Alessandra Dantas
Na edição da coluna ‘Quadros Críticos’ desta segunda-feira, 15 de setembro de 2025, o professor de Direito da UFMG e da PUC Minas e presidente da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, José Luiz Quadros de Magalhães, comentou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Foi concluído na última semana o julgamento dos integrantes do núcleo crucial da tentativa de golpe após as eleições de 2022. Pela primeira vez na história, um ex-presidente e militares de alta patente são condenados por golpe de Estado. Jair Bolsonaro, considerado o líder da organização criminosa por 4 dos 5 ministros da Primeira Turma, foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão.
A história do Brasil é repleta de golpes bem e mal sucedidos. A ditadura empresarial-militar de 1964 deixou feridas abertas principalmente porque ditadores e torturadores não foram punidos, o que é fundamental para a justiça de transição. Por outro lado, a condenação dos golpistas da tentativa mais recente de ataque à democracia traz um recado importante para o Brasil e para o mundo.
Episódios
"Ser promotor de justiça é defender os direitos humanos", define 1ª quilombola no cargo, Karoline Maia
Quadros Críticos: Reflexões sobre a República no Brasil e seus sentidos, 136 anos após a proclamação
'Não basta só votar em mulheres', defende a professora Marlise Matos, 95 anos depois do voto feminino