Sem água, sem aula: saneamento básico e escola
Por Ruleandson do Carmo
Educação e saneamento básico são dois direitos fundamentais garantidos, no Brasil, pela Constituição Federal, e, no mundo, pela Organização das Nações Unidas, a Onu. Apesar disso, em pleno (quase) final do ano de 2025, o Brasil tem cerca de 15 milhões de estudantes que perdem aula por falta de água potável e de saneamento básico. O dado é da Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil, com base no Censo Escolar 2021, e em outros números oficiais.
O Núcleo de Produção e Reportagem da Rádio UFMG Educativa foi conferir a realidade de crianças e adolescentes em escolas da rede pública de Belo Horizonte e de Contagem e, também, na rede privada da capital mineira e encontrou duas realidades bem distintas em um só problema: saneamento. Confira na reportagem do jornalista Ruleandson do Carmo e dos estudantes de jornalismo Isabela Fernandes e Hugo Reis.
Ficha técnica
Produção e reportagem: Ruleandson do Carmo, Hugo Reis, Isabela Fernandes
Edição de texto e de conteúdo: Ruleandson do Carmo
Sonoplastia e edição de áudio: Cláudio Zazá
Pessoas entrevistadas: Aleluia Heringer (doutora em Educação – UFMG), Apolo Heringer (fundador Manuelzão, médico e ambientalista), Marileide Lopes (doutora em educação – UFMG), Thainara Fagundes (auxiliar administrativo)