Edital “Territórios do Cuidado” vai fortalecer iniciativas comunitárias que atuam nesse campo em BH
Por Vyctória Alves, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, a presidente do Instituto Cultural AbraPalavra, Aline Cântia, conversou com a produtora do programa Conexões Vyctória Alves.
Belo Horizonte, a primeira capital do Brasil a reconhecer o cuidado como direito ao aprovar uma Política Municipal de Cuidados, lança o edital “Territórios do Cuidado”. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Abra Palavra, visa mapear e fortalecer iniciativas comunitárias que atuam no campo do cuidado, oferecendo apoio técnico e financeiro.

O projeto, que busca dar visibilidade a uma rede de cuidado muitas vezes invisível, vai selecionar dez iniciativas. Essas iniciativas podem ser desde cozinhas e hortas comunitárias até espaços de acolhimento a idosos, crianças e pessoas com deficiência. Também são consideradas ações culturais, rodas de memória, espaços de enfrentamento à violência de gênero, entre outras práticas.
Os selecionados vão participar de um ciclo de ações formativas e de um mapeamento territorial da rede municipal de cuidados. Ao final, vai ser realizado um seminário para apresentar os resultados e discutir a consolidação da Rede Municipal de Cuidados em Belo Horizonte.