Campus Pampulha promove último debate antes da votação para a reitoria

A tarde de 25 de outubro marcou o último encontro oficial entre as chapas que concorrem à reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. No encontro, dividido em cinco blocos, candidatas e candidatos tiveram a oportunidade de marcar suas posições em diversos temas, incluindo alguns nunca discutidos nos debates anteriores, caso da problemática dos animais silvestres, de laboratório e domésticos que vivem dentro dos campi da instituição e que, por vezes, enfrentam casos de maus tratos.

Foram abordados ainda outros temas de grande valor para a Universidade: a questão da distribuição das gratificações em cargos de liderança, o entendimento da cultura como ato político e fundamental para a vida acadêmica, ações face a possíveis futuras greves e o reconhecimento indubitável do Hospital das Clínicas como instituição pertencente à UFMG. “Não podemos abrir mão deste caráter que mostra que o HC é uma unidade da UFMG. É possível, com gestão de pessoas, que tenhamos um papel mais desenhado de qual é a parte da gestão que tem que ser da UFMG e as partes que não, mas não podemos esquecer que o HC é da UFMG!”, enfatizou Andréa.

Ao fim, Andréa + Paula lembraram aos ouvintes que o cenário político e econômico atual impõe limites, mas que elas estão preparadas para liderar a UFMG com mais criatividade, mais compartilhamento e mais renovação, reunindo as experiências acadêmica, política e administrativa necessárias para o posto almejado e estabelecendo ações comprometidas com os princípios democráticos de equidade de oportunidades, de respeito às diferenças, e de combates a todos os tipos de violência. A palavra de conclusão e o convite à votação no pleito veio de Paula, seguida por palmas calorosas do público presente. Em sua fala, ela respondeu por que a chapa 3 é a melhor opção para a UFMG: “Primeiro, porque a UFMG chega aos seus 90 anos tendo tido apenas duas reitoras, e pela primeira vez na história ela poderá escolher uma reitora e uma vice-reitora! A gente acredita que faz uma gestão diferente. Sempre com uma relação respeitosa, cordial e profícua com os nossos colegas docentes, técnico-administrativos e com os estudantes. E acreditamos que somos a única chapa capaz de promover a coesão da comunidade universitária, conciliando gentileza e firmeza na tomada de decisões! Há sempre um espaço para UFMG ser mais!”.