A universidade e seus desafios

A Universidade Federal de Minas Gerais, nos seus 90 anos, permanece como uma das cinco melhores e maiores universidades brasileiras, um orgulho para sua comunidade e para a sociedade brasileira.

O tamanho e a complexidade da UFMG, que tornam a sua gestão um grande desafio, também representam sua pluralidade e a riqueza, que devem ser valorizadas. O equilíbrio entre seu tamanho, complexidade e diversidade somente pode ser alcançado por meio de uma gestão ética, democrática, descentralizada e que valorize a contribuição das pessoas e o papel das instâncias de decisões colegiadas. É necessário também uma articulação política com o Governo Federal e entidades de apoio, públicas e privadas, a fim de se proteger o orçamento integral da Universidade em todos os seus campos de atuação. Além disso, é preciso viabilizar a captação de recursos por meio de fontes complementares de financiamento. Isso se torna ainda mais fundamental no atual cenário político e econômico no qual vive o Brasil.

Urge que a UFMG fortaleça seu papel na defesa da autonomia universitária e na preservação de direitos assegurados na Constituição, assumindo sua responsabilidade como liderança nos cenários local, regional e nacional. Esses são os pontos fundamentais para o reconhecimento da UFMG como uma universidade inovadora e de excelência no panorama mundial.