Após a divulgação do seu Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ), a Auditoria-Geral da UFMG tem trabalhado intensamente para executar as ações previstas no Planejamento Estratégico 2021-2023 e, assim, atingir um maior nível de maturidade.

No último ano, foram executadas 16 ações previstas no Planejamento, enquanto 6 estão em andamento. Com a conclusão das ações previstas, a Auditoria-Geral da UFMG cumpriu 89,39% das atividades essenciais necessárias para que atingir o nível 2 de maturidade e avançar para o próximo nível.

Isso significa que a Auditoria-Geral da UFMG está a poucos passos de atingir um maior nível de maturidade em seus processos de acordo com o modelo IA-CM.

O modelo IA-CM

A elaboração do Planejamento Estratégico adotou como referência a metodologia Internal Audit Capability Model (IA-CM), do Instituto dos Auditores Internos (IIA), de acordo com a recomendação da CGU, disposta na Portaria CGU nº 777, de 18 de fevereiro de 2019.

Esse modelo, que descreve os estágios que a unidade de auditoria interna deve percorrer para atingir níveis cada vez mais robustos de maturidade em relação aos seus processos internos, possui cinco níveis de capacidade organizados de forma progressiva.

A melhoria nos processos localizados em cada nível fornece a base para que a Auditoria avance para o próximo nível. Essa metodologia de “construção em blocos” permite que sejam desenvolvidas práticas cada vez mais efetivas na atuação das unidades de auditoria.

(Por Bruna Moura)