No dia 1º de abril de 2022, Carla Canela, administradora lotada na Auditoria-Geral e pesquisadora da UFMG, defendeu a dissertação Inovação no processo de compras dos municípios: estudo de caso da implementação do Sistema ComprasNet do Governo Federal na Prefeitura Municipal de Caeté.

A dissertação, apresentada no Curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG, descreve uma modelagem para a migração das compras da prefeitura de Caeté, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, para o sistema eletrônico ComprasNet (atual Compras.gov.br) disponibilizado pelo governo federal. Ainda que inicialmente tenha abarcado a prefeitura de Caeté, o trabalho final tem potencial para ser replicado por outros municípios de porte semelhante.

A inspiração para o tema surgiu em um evento na Faculdade de Direito, em que Canela ouviu, de um palestrante, que a adesão dos municípios ao sistema de pregão eletrônico ComprasNet era um gargalo para a inovação nas compras públicas no governo federal.

A partir disso e sob orientação dos professores Márcia Siqueira Rapini, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e Adriano Borges da Cunha, do Coltec, a pesquisadora defendeu um modelo para que os municípios que utilizam majoritariamente as modalidades de licitação presencial ou sistemas particulares para o processo eletrônico de compras públicas pudessem aderir, com mais facilidade, ao pregão eletrônico via ComprasNet.

Na imagem, Carla Canela (a segunda a partir da esquerda), na sessão de defesa da dissertação em abril deste ano. Reprodução: CEDECOM/UFMG

Além da dissertação, a pesquisa de Carla Canela resultou no desenvolvimento de dois programas que geraram Certificados Digitais de Registro de Programa de Computador, expedidos pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG (CTIT): Análise de dados em auditoria interna em compras governamentais, que possibilidade detectar riscos e fraudes, e Patrimônio 4.0, solução IOT de controle e gestão patrimonial.

A Auditoria-Geral da UFMG parabeniza Carla Canela pelos excelentes resultados na pesquisa e reconhece a incansável busca por conhecimento dos servidores públicos que fazem parte do quadro permanente da Universidade.

Mais informações sobre a dissertação da pesquisadora podem ser encontradas clicando aqui.

(Por Bruna Moura)