O Grupo de Trabalho “Políticas, planos de arte e cultura e avaliação nas universidades” objetiva a proposição de ações de curto, médio e longo prazo relacionadas a planos e avaliação de cultura nas universidades. Parte-se da compreensão de plano de cultura como ferramenta de gestão que tem o compromisso de organizar as ideias, princípios e valores em projetos e ações com as suas respectivas metas, estratégias e indicadores, inserindo, ainda, os prazos e as equipes responsáveis pela execução.

No que se refere à avaliação, o GT busca refletir e propor instrumentos avaliativos quanti-quali em suas diferentes ações e propostas tais como coleta de dados, mapeamento, diagnóstico, organização de informações e formulação de indicadores de cultura. Trata-se, portanto, de propor, desenvolver e implementar avaliações que considerem a pluralidade, a diversidade, a acessibilidade e a autonomia.

No que se refere à política cultural, o GT propõe mapear e identificar políticas de cultura elaboradas e publicadas por instituições públicas de ensino superior no Brasil, com o objetivo de analisar seus processos, diretrizes e metodologias de elaboração. Essa análise busca fomentar discussões e contribuir para a criação e o aperfeiçoamento de novas políticas.