Evento será integrado ao Congresso de Extensão e ao Encontro de Comunicação da AUGM

De 26 a 28 de novembro será realizado na UFMG o I Encontro da Rede de Culturas e Artes das Universidades Latino-americanas. Realizada de forma presencial e online, a programação inclui reuniões de grupos de trabalho (GTs), palestras, mesas e apresentações culturais, em integração com outros dois eventos realizados simultaneamente na UFMG: o Congresso de Extensão e o Encontro de Comunicação da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM).

O objetivo do encontro é discutir e propor programas, projetos, ações e grupos de trabalho nos âmbitos do ensino, da criação artística, da pesquisa e da extensão, de natureza teórico-prática e que abranjam temas como: democracia cultural e territórios; diversidade cultural e pluralidade epistemológica; cidadania cultural na educação básica; campo de trabalho das artes; políticas, planos e avaliação de políticas públicas de cultura.

“Criada no ano passado em um seminário internacional realizado pela UFMG com apoio da Secretaria de formação artística e cultural, livro e leitura do Ministério da Cultura (SEFLI), a Rede busca integrar instituições públicas de ensino superior latino-americanas em suas iniciativas artísticas e culturais, fortalecendo a gestão e as políticas para o campo”.

Participarão do encontro gestores e pesquisadores dos países latino-americanos que formam a Rede de Culturas e Artes de Universidades Latino-americanas, representantes dos países que integram a AUGM, além de pró-reitores e dirigentes de extensão e cultura de Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras. Na parte da manhã, a programação será integrada aos eventos da AUGM e, na parte da tarde, os grupos de trabalho se reunirão para elaborar e apresentar suas propostas. Ao todo serão seis GTs: democracia cultural, territórios e redes de espaços culturais universitários; diversidade cultural e pluralidade epistemológica; cidadania cultural na educação básica; campo de trabalho das artes na América Latina; Políticas, planos de arte e cultura e avaliação nas universidades; e cultura e emergência climática.

A rede

Criada durante o seminário Cultura, democracia e cidadania na América Latina em 2024, a Rede foi constituída para dar continuidade aos trabalhos pensados em articulação regional entre os cinco países envolvidos: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Em carta assinada no dia 1º de novembro de 2024, os(as) gestores(as) e pesquisadores(as) de artes e culturas presentes no seminário deliberaram sobre uma série de encaminhamentos para o enfrentamento dos desafios regionais e avanço na articulação de um projeto cooperativo para o estudo e difusão de Políticas de Artes e Culturas nas universidades que fortaleçam a democracia e a cidadania cultural.

Os grupos de trabalho integrantes do encontro foram criados a partir da proposição de temas definidos nesta carta, além de outros envolvendo a questão ambiental/climática e o recente Acordo de Cooperação Técnica entre os ministérios da Educação e da Cultura do Brasil.