Apresentação

A primeira experiência de auto-avaliação institucional, realizada pela UFMG no âmbito do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e ora apresentada, revela o retrato de uma instituição que, octogenária, mostra-se vitalizada e dinâmica. Aqueles que já a conhecem, por nela trabalhar ou estudar, poderão (re)conhecê-la e, ao mesmo tempo, deparar-se com aspectos ainda não percebidos, difíceis de serem captados na atribulação e na fragmentação do dia-a-dia. Os que ainda não a conhecem terão a oportunidade de descobrir as diferentes facetas de uma instituição madura, porém jovem de espírito; complexa e pesada, mas também convidativa e generosa na recepção às novas gerações e na distribuição de seus frutos.

O retrato traçado revela uma instituição comprometida com seu tempo e engajada na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Também aponta fragilidades a serem sanadas, rumos a serem corrigidos, e desafios a serem enfrentados para prosseguir na direção que vem sendo construída pelo conjunto de seus membros.

Os resultados ora apresentados aportam contribuições importantes para o contínuo aperfeiçoamento institucional, e norteiam rumos e correções a serem empreendidos. Por ser esta avaliação a primeira, pretende-se que lance as bases para a implantação de um processo permanente e sistemático, imprescindível a toda organização que tenha em seus propósitos a ambição de perenizar-se. Permanência que depende da sua capacidade de manter vivas e pulsantes as forças que a constituem, afastando qualquer perigo de esclerosamento.

O processo de produção do conteúdo aqui analisado contou com a participação de todos os segmentos que constituem a UFMG. Para levar a cabo esta avaliação foi composta comissão formada também por membros desses segmentos, aos quais se reuniram representantes da sociedade civil. A todos, agradeço como coordenadora da comissão.

Aos leitores, convidamos a entrar em contato com as análises aqui contidas e a descobrir, por si mesmos, o que em rápidos traços foi destacado nesta apresentação.

Maria do Carmo de Lacerda Peixoto