A responsabilidade social da UFMG: inclusão social, desenvolvimento econômico e social, defesa do meio ambiente, memória cultural da produção artística e do patrimônio cultural.


Instituição voltada à geração, desenvolvimento, transmissão e aplicação de conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a UFMG tem buscado atuar na educação do cidadão, na formação técnico-profissional, na difusão da cultura e na criação filosófica, artística e tecnológica. Orienta sua atuação para a formação de cidadãos críticos e éticos, com uma sólida base científica e humanística, comprometidos com intervenções transformadoras na sociedade e com o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional. Do mesmo modo, essa ação se volta para a oferta de uma educação pública de qualidade, reconhecida nacional e internacionalmente.

Nesse sentido, o compromisso social desta Universidade pode ser percebido por meio do desenvolvimento de suas diversas atividades. O seu intenso envolvimento com a realização de ações de extensão universitária voltadas para a população de condição socioeconômica mais pobre, e para a abordagem dos aspectos relacionados às condições ambientais da região e do país, entre outras mencionadas no correr deste relatório, são evidências do exercício da responsabilidade social da UFMG.

As pesquisas nela realizadas, por sua vez, demonstram o compromisso com a transferência de conhecimento para a sociedade e para o setor produtivo, apresentando contribuições ao desenvolvimento econômico e social do estado e do país. Nesse sentido, deve ser destacado, entre outros, o volume significativo de patentes transferidas para o setor produtivo, bem como o desenvolvimento de produtos e tecnologias voltadas para a promoção de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Do mesmo modo devem ser também consideradas as ações desenvolvidas na área cultural, que se acentuaram e se diversificaram em período mais recente.

É importante salientar que todas essas ações caracterizam oportunidades de formação para os estudantes, além de proporcionar a oferta de cursos de extensão, de serviços de atenção à saúde, de formação na educação básica para aqueles que a ela não tiveram acesso na idade regular, sempre pautados pelos valores defendidos pela Instituição. Deve ser considerado, ainda, o compromisso institucional com a promoção de políticas inclusivas, marca da atuação da Universidade desde a sua criação. Esse compromisso se concretiza mais especialmente no que concerne à garantia de permanência do estudante, por intermédio das ações realizadas pela Fundação Mendes Pimentel,[30] proporcionando uma grande diversidade de instrumentos com esta finalidade. A inclusão social do ponto de vista do acesso à Universidade, contudo, é aspecto que ainda demanda maior investimento, de modo a favorecer uma relação mais equilibrada na composição socioeconômica dos estudantes. Há uma definição de política que prioriza o aumento da oferta de vagas no turno noturno, mas a velocidade de sua implementação ainda fica aquém do esperado. O que se verifica é que a intensidade da atuação da UFMG na área da permanência dos estudantes é muito maior e mais diversificada do que têm sido, até o momento, aquela que concerne ao ingresso.

Nota

[30] A atuação da Fundação Universitária Mendes Pimentel será abordada no item “Políticas de atendimento a estudantes e egressos”.