Home

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-UFMG é o órgão institucional da UFMG que visa proteger o bem-estar dos indivíduos participantes em pesquisas realizadas no âmbito da Universidade. Necessitam da aprovação do CEP-UFMG os projetos de pesquisa, cuja fonte primária de informação seja o ser humano, individual ou coletivamente, direta ou indiretamente – incluindo suas partes. Isto inclui material biológico ou dados já armazenados.

A análise ética pelo COEP não se restringe aos possíveis riscos que alguém possa correr por participar da pesquisa. As diretrizes observadas para análise constam de várias Resoluções do CNS.
 
O COEP é interdisciplinar, constituído por profissionais de ambos os sexos, além de pelo menos um representante da comunidade. É autônomo em suas decisões e administrativamente vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa – PRPq. O COEP é um dos Comitês de Ética brasileiros vinculados ao Sistema CEP-CONEP. O Sistema CEP-CONEP é organizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, órgão consultivo do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com sede em Brasília. As características e atribuições dos Comitês de Ética em Pesquisa no Brasil estão contidas na Resolução 466/12 do CNS. Horário de atendimento: de 9:00h às 11:00 e de 14:00h às 16:00h .
 
 Atendimento telefônico plataformabrasil de segunda à sexta, das 08h às 20h. Disque saúde 136, escolha opção 8 e depois 9, solicitar atendimento ao suporte da Plataforma Brasil.
 
 

O CEP não envia emails sobre tramitação de projetos pois não é administrador do sistema. Dessa forma, solicitamos a todos acompanhar a tramitação do projeto regularmente na Plataforma Brasil observando o status do mesmo. Reitera-se que a liberação dos pareceres consubstanciados pela coordenação ocorrerão até o primeiro dia útil da semana subsequente à semana de reunião do CEP.

O projeto só começa a tramitar de fato no CEP após a recepção do mesmo, com a documentação correta conforme checklist disponível na aba formulários. Após a recepção o projeto ganha número CAAE, por gentileza acompanhar regularmente.

Só podem ser recebidos projetos constando como pesquisador responsável pessoal do quadro da UFMG(docente ou TAE), conforme Regimento Interno.

Os protocolos de pesquisa recebidos até 04/11/2019 serão analisados no corrente ano, ou seja, projetos que contenham número de CAAE.  Após essa data, os protocolos recebidos serão analisados ao longo de 2020. Emendas que solicitem a inclusão e/ou retificação de centro coparticipante/participante sem alterações metodológicas serão  recebidas sem limite de data.