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A importância da iniciação científica
para o aluno da graduação



Paulo Sérgio Lacerda Beirão *

O.gif (1206 bytes)acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto.

O desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante é "dominar o desconhecimento", ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa.

Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.

É dentro desta perspectiva que a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.

Para desenvolver um projeto de pesquisa é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados, e tirar conclusões. Aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos.

Os mecanismos institucionais para esta inserção são os estágios curriculares e a iniciação científica. Precisamos ampliar a iniciação científica como uma atividade curricular, valendo crédito e devidamente avaliada, para possibilitar uma melhor formação dos nossos estudantes.

A Semana de Iniciação Científica faz parte do esforço de valorização desta atividade, porque dá ao aluno a oportunidade de expor o seu trabalho aos demais membros da comunidade universitária. A participação de todos, com críticas e sugestões aos trabalhos apresentados, representa uma grande contribuição à formação de nossos alunos.

* Pró-Reitor de Pesquisa

 

O aluno deve começar a construir uma carreira de pesquisa já na Graduação?

 

" Acho que sim. O aprendizado na iniciação científica é muito importante. Mesmo para mim, que não pretendo seguir carreira acadêmica, é uma oportunidade de aprender com o que a UFMG tem de melhor, a pesquisa. Acho que a pesquisa deve ser feita, de preferência, no início do curso, já que nos últimos períodos é mais interessante o estágio, visando ao mercado.

Luciana Rodrigues, 4º período de Comunicação Social e bolsista de iniciação científica"

" Sim. Através da pesquisa, o aluno adquire um pouco mais de experiência dentro de sua área de atuação. As pesquisas ajudam no contato com a profissão e com a Academia.

Camila Dias, 2º período de Biblioteconomia "

   " Depende. Só se ele preferir ficar na Universidade. Nesse caso, quanto mais cedo começar melhor. Eu já trabalho com pesquisa porque quero fazer pós-graduação. Mas quem deseja colocar o pé no mercado rapidamente, não precisa se preocupar muito com isso.

Carolina Martins Pinheiro, 5º período de Geologia "