Atividades para o público
externo encerram
Semana de Iniciação

 

Alexandra Leite

 

A.gif (1226 bytes)grande atração do último dia da Semana de Iniciação Científica foi um réptil. A jibóia do laboratório de Bioquímica do ICB fez sucesso entre os visitantes, na sua maioria crianças, que estiveram no campus da Pampulha no dia 31 de outubro. Além dos esclarecimentos sobre venenos e toxinas, muitas pessoas que se animaram a vir à Universidade sob a forte chuva de sábado assistiram a palestras sobre a Internet II, os Novos Avanços do Telescópio Hubble, as Epidemias Contemporâneas e a relação entre Humor e Ciência.

Outra atração foi a Gerais Big Band, da Escola de Música, que se apresentou na Praça de Serviços. O visitante Flávio Longhi trouxe a filha de quatro anos para ver as atrações:

"Percebo que se a Universidade não fosse pública, não teria condições de fazer um show tão bonito e ainda gratuito".

A 7ª Semana de Iniciação Científica foi encerrada com a premiação dos trabalhos selecionados. O Pró-Reitor de Pesquisa, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, ressaltou a importância dos pesquisadores iniciantes. Comparou-os aos times "dentes-de-leite" do futebol que facilitam a identificação de talentos com vistas à formação dos futuros craques. Na Universidade, eles serão fortes candidatos à pós-graduação e à pesquisa de ponta. "A Iniciação Científica desperta a dúvida no estudante, ou seja, forma pessoas questionadoras, que serão a mola-mestra do conhecimento", afirmou Beirão.

 

Futebol de robôs anima torcida

 

Num jogo acirrado, o time do Uai venceu o Mineirosoft por 7 a 6 no auditório da Reitoria. A partida foi acompanhada por uma torcida animada, que, pela segunda vez, teve a oportunidade de presenciar uma partida dos robozinhos.

O Mineirosoft, que representou a UFMG na Copa do Mundo de Futebol de Robôs, na França, era o favorito, mas acabou surpreendido pelo adversário.

Desenvolvidos por alunos dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica no Laboratório de Robótica, os dois times vão representar a UFMG no Campeonato Brasileiro e na próxima Copa do Mundo de Futebol de Robôs, a Robocup 99, que será jogada no Brasil. Diferente do futebol convencional, o de robôs tem apenas 3 jogadores de cada lado, cada um medindo 7,5 cm. A partida dura cinco minutos, podendo se estender até 15, devido às paradas por faltas e problemas técnicos.

 

Andifes cria Dia da Universidade

O.gif (1206 bytes)Conselho Pleno da Andifes, reunido em Brasília, decidiu aprovar a data de 10 de dezembro como Dia de Defesa da Universidade. Nessa data, as universidades federais farão manifestações institu-cionais com o objetivo de demonstrar a importância de suas atividades e chamar a atenção da opinião pública para a grave situação em que se encontram.

Na mesma reunião, realizada no dia 29 de outubro, o Conselho manifestou seu apoio ao sistema científico e tecnológico do país num ofício ao presidente do CNPq. O documento assinala que a ciência e a tecnologia brasileiras, embora iniciadas muito tardiamente, têm conseguido evoluir numa escala duas vezes superior ao crescimento mundial. Mas pondera que, a despeito desse aumento extraordinário, o sistema de ciência e tecnologia brasileiro ainda se encontra em patamar inferior ao que seria necessário para o pleno desenvolvimento econômico e social do País. "Os dados mostram que, sem nenhuma exceção, há uma relação direta entre o número de cientistas e tecnólogos e o grau de desenvolvimento das nações".

Reafirmando a necessidade de assegurar o financiamento à pesquisa científica e tecnológica, às bolsas de estudo, às universidades públicas, aos institutos de pesquisa e à avaliação da Graduação e da Pós-Graduação, os reitores advertem que a descontinuidade desse financiamento poderá desmantelar irremediavelmente um sistema construído ao longo dos últimos 47 anos "à custa de enorme esforço e do investimento pessoal de muitas gerações de pesquisadores".