Projetos de informática unem Brasil e Cuba

 

O.gif (1206 bytes)ensino a distância e a informática médica poderão em breve construir um importante acordo de pesquisa tecnológica entre o Brasil e Cuba. Reunidos no Departamento de Ciência da Computação (DCC), do Icex, nos dias 19 e 20 de novembro, pesquisadores brasileiros e cubanos em informática, auto-mação e matemática aplicada discutiram formas de cooperação, tendo em vista o desenvolvimento e a comercialização de softwares em suas respectivas áreas, nos termos do Acordo de Cooperação Binacional firmado entre os dois países em 1997.
Os participantes do encontro ouviram nove projetos de pesquisa cubanos e sete brasileiros, um conjunto de iniciativas que o especialista Eduardo Leyva Conzo, da Dirección Nacional de Informática de Cuba, qualificou como "o começo promissor de uma parceria que renderá muitos frutos aos dois países". Quinze projetos em áreas comuns foram aglutinados em quatro propostas de colaboração cuja viabilidade comercial será agora avaliada por uma comissão de especialistas do Programa Temático Multinacional em Ciência da Computação (Protem-CC) e da Sociedade Mineira de Software (Fumsoft), instituições promotoras do encontro.
Até o início de 1999, a comissão irá selecionar três projetos de pesquisa a serem financiados pelo CNPq. "Se for necessário, buscaremos outras fontes para completar o financiamento. A ONU, por exemplo, poderá colaborar com equipamentos", disse o superintendente executivo da Fumsoft, Mauro Lambert.
Para o professor Henrique Pacca, autor de um projeto sobre planejamento de processos de consulta e de redes de comunicação, o encontro foi uma oportunidade para a UFMG apresentar sua produção aos pesquisadores cubanos e ouvir deles a experiência de Cuba em setores de interesse do Brasil. "Temos muito o que aprender com Cuba, um país avançado em questões ligadas à educação e saúde", afirmou.

 

Coltec inaugura Salão de Exposições

O.gif (1206 bytes)s alunos do Colégio Técnico (Coltec) contam, agora, com um espaço próprio para exibir seus trabalhos, o Salão de Exposições, inaugurado no dia 26 de novembro, com a presença da vice-reitora Ana Lúcia Gazzola e do reitor da Uemg, Aluísio Pimenta. "O novo espaço reforça o desejo da Escola em trabalhar com a comunidade externa", disse o diretor da Unidade, Ricardo Nascimento.
Os primeiros trabalhos expostos no Salão são módulos (casas em tamanho quase natural) contendo instalações elétricas (foto) montadas por alunos do 3º ano de Instrumentação nas comunidades do Barreiro de São Sebastião da Betânia. Os módulos poderão ser visitados durante todo o mês de dezembro.

 

Ci.gif (10990 bytes)

Língua inglesa

No dia 12 de novembro, a UFMG recebeu o professor inglês Ron Allison, da Anglia Politechnic University, que esteve no país para conhecer melhor o mercado brasileiro e procurar parcerias. Ele faz parte do Centro de Estudos em Língua Inglesa, departamento que há 50 anos oferece cursos de Inglês. Atualmente, estão sendo ministrados cursos com duração de dez semanas. Os interessados podem escolher dentre as modalidades Inglês Geral, Inglês para Turismo, para Direito, para Estudos Culturais, cursos de verão ou treinamentos para professores. Maiores informações na Assessoria de Cooperação Internacional, pelo telefone 499-4401.

Japão

O Ministério da Educação do Japão oferece treinamento profissional por um período de seis meses a um ano. Os interessados devem ser professores em atividade por pelo menos 5 anos, ter, no mínimo, 35 anos e dominar a língua inglesa ou japonesa. As inscrições serão em fevereiro de 1999. Maiores informações: Consulado Geral do Japão - Centro Cultural e Informativo, pelo telefone (021) 240-2383 ou através do e-mail: pesquisa@rio.com.br

Economia

Até 15 de março de 1999, estarão abertas as incrições para os cursos de mestrado e doutorado em Economia na Georgia State University. As áreas de concentração são Finanças Públicas, Economia do Trabalho, Economia Ecológica, Macroeconomia, Projeções Estatísticas e Economia Urbana e Rural. Os interessados devem ser formados em Economia ou estar no último ano da graduação. Maiores informações na Assessoria de Cooperação Internacional, pelo telefone 499-4401.