Editora UFMG concorre ao Prêmio Jabuti

Marco Antônio Corteleti

crescimento editorial e gráfico experimentado pela Editora UFMG nos últimos anos acaba de ser coroado nacionalmente com a sua indicação ao Prêmio Jabuti, conferido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Única editora mineira selecionada, a da UFMG concorre com o livro Imagens do Grande Sertão, que reúne xilogravuras e desenhos do artista plástico Arlindo Daibert (1952-1993) a partir de sua visão pessoal sobre o universo de Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas.

Imagens concorre na categoria Produção Editorial e vai disputar o prêmio máximo do mercado literário brasileiro com outras nove publicações, entre elas a coleção Obras Completas _ Jorge Luis Borges, da Editora Globo. Os vencedores serão conhecidos durante a realização da Bienal do Livro, que acontece em São Paulo, de 28 de abril a 7 de maio.

Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em 1958, o Prêmio Jabuti é o mais importante e tradicional concurso literário do país. No folclore brasileiro, o jabuti é um animal que se distingue pela paciência e tenacidade com que vence os desafios. Por isso, foi escolhido para simbolizar a atividade de escritores, editores, livreiros e gráficos.

O primeiro vencedor na categoria Romance foi Jorge Amado, com Gabriela, Cravo e Canela, em 1959. Desde então, renomados intelectuais brasileiros receberam o prêmio, como Rachel de Queiroz, Chico Buarque, Caco Barcellos, Gilberto Dimenstein, Carlos Heitor Cony e Celso Furtado.

Atualmente, o prêmio contempla as seguintes categorias: Romance; Contos e Crônicas; Poesia; Ensaios e Biografias; Economia, Administração, Negócios e Direito; Ciências Naturais e Ciências da Saúde; Ciências Exatas, Tecnologia e Informática; Ciências Humanas e Educação; Reportagem; Tradução; Capa; Produção Editorial (livros avulsos ou em coleções); Livro Didático de 1º e 2º graus; Infantil ou Juvenil; Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil. A partir desta edição, o Jabuti premiará também o Melhor Livro de Religião.

O concurso também confere os prêmios Livros do Ano de Ficção e de Não-Ficção, escolhidos entre os vencedores. O júri é formado por intelectuais e personalidades ligados à literatura e à cultura. A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti acontece anualmente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Guimarães Rosa

A publicação responsável pela primeira indicação da Editora UFMG ao Prêmio Jabuti reúne xilogravuras e desenhos do artista plástico Arlindo Daibert, que retratam suas emoções sobre um dos maiores clássicos da literatura brasileira - Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Ainda pouco conhecido no Brasil, Daibert levou vários anos para transformar em arte seus sentimentos diante da obra de Rosa. As 20 xilogravuras presentes no livro são de 1982, mas os 51 desenhos feitos por técnicas diversas só foram concluídos no início da década de 90. Além da leitura plástica de trechos, personagens e emoções de Grande Sertão, o artista escreve sobre as próprias técnicas e intenções artísticas.

Produzido pelo diretor licenciado da Editora UFMG, Wander Melo Miranda, Imagens do Grande Sertão também apresenta um texto da historiadora Heloísa Starling sobre Guimarães Rosa e uma análise do professor Júlio Castañon a respeito de Daibert. A publicação tem 148 páginas e pode ser adquirida por R$ 65 (com 20% de desconto na Editora UFMG).

Leia mais sobre a Editora UFMG na página ao lado

 

Órgão terá estande próprio na Bienal do Livro

Pela primeira vez, a Editora UFMG participará da Bienal do Livro com um estande próprio, de 30 metros quadrados, no Pavilhão Vermelho do Expocenter Norte, de São Paulo. Ele vai expor os cerca de 150 livros já lançados pela Editora e peças produzidas pela Universidade, como o Calendário 2000 e o CD do Coral Ars Nova.

O estande da UFMG ficará numa área de 816 metros quadrados, a segunda maior da feira, junto aos de outras sete editoras universitárias e da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). Este espaço irá receber tratamento visual que lhe garantirá uma idéia de conjunto, respeitando, porém, a identidade de cada editora.

Festival 2000

A UFMG acaba de produzir o selo do 32º Festival de Inverno. A peça, elaborada pelo programador visual Magela Perpétuo, do Centro Audiovisual (CAV), foi elaborada para ser usada em ofícios e correspondências emitidos pelas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. Cópias do selo podem ser solicitadas pelo telefone 499-4394. O Festival 2000 será realizado em Diamantina, no período de 9 a 29 de julho.