Eventos

Domingo - dia 23

9h30 Manhã em Biribiri
Local: Distrito de Biribiri
Apresentação da Banda Mirim, na igreja do Distrito, sob regência do maestro Irineu de Souza Domingos.

10h30 às 12h e de 13h às 14h30 – Caixa de Imagem – Grupo Cai- xa de Imagens (São Paulo/SP)
Local: Mercado Municipal
O projeto Caixa de Imagens leva ao público uma atividade inspirada nas caixas teatrais do século 18, comuns nas praças européias. Trata-se de um espetáculo de animação individual, com duração de 3 minutos por pessoa.

15h Encontro de Grupos de Congado e Folia de Reis
Local: Praça do Mercado Municipal
Participam os grupos diamantinenses Folia de Reis do Pão de Santo Antônio e Folia de Reis do Bom Jesus, além de Caboclos e Caboclos Mirins, da cidade de Serro, Catopês, do distrito de Milho Verde (município do Serro) e Marujada, da cidade de Felício dos Santos

16h Tambolelê – Grupo Tambolelê (Belo Horizonte/MG)
Local: Praça do Mercado Municipal
O grupo, formado por Geovane Sassá, Santone Lobato e Sérgio Pererê, apresenta um espetáculo musical interativo, que encerra o encontro de grupos de congado e folias de reis. A apresentação registra a relevância dos ritmos afro-mineiros e faz novas leituras do imaginário da cultura popular brasileira.

18h Memória e Cinem
Local: Anfiteatro da Fafeod
Exibição de documentários em vídeo, resultado do trabalho dos alunos do projeto Imagens de Minas, que propõe formas variadas de resgatar a memória cinematográfica mineira, incluindo a recuperação de acervos. O projeto é uma realização do departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas-Artes da UFMG e do Centro de Referência Audiovisual (Crav), vinculado à Secretaria de Cultura de Belo Horizonte.

20h Ah! – Show de Patrícia Ahmaral e banda
Local: Centro de Geologia Eschwege
Uma das novas vozes de Minas, Patrícia Ahmaral lançou seu primeiro CD, Ah!, no final de 1999. Bem recebido pela crítica, o trabalho rendeu à cantora participações em projetos no Rio e em São Paulo. Com repertório inventivo, regado a pop, rock e MPB e estilo marcante de interpretação, Patrícia está pronta para romper as fronteiras de Minas Gerais. No show, ela se apresenta ao lado de Celso Pennini, Luís Patrício, Rogério Delayon e Tiago Corrêa.

Segunda-feira - dia 24

16h As Evoluções Tecnológicas da Imagem: da Pintura à Ima- gem Digital – Palestra com Yves Louchez, diretor-geral da Comission Supérieure Technique de l’Image et du Son, Paris, França
Local: Auditório do Centro de Geologia Eschwege

18h30 Mostra Norman McLaren – Cinema de Animação Cana- dense – Programa 1
Local: Anfiteatro da Fafeod
Apoio da Embaixada do Canadá.

20h Especiarias – Grupo Anima (Campinas/SP)
Local: Centro de Geologia Eschwege
O repertório do grupo baseia-se na música brasileira de tradição oral, seus instrumentos, linguagem e suas ligações com a música antiga européia. Entre os instrumentos utilizados pelo grupo, destacam-se as rabecas, a viola caipira, a flauta kuluta e o zarb iraniano, mesclando uma gama rica de timbres e sonoridades.

Terça-feira - dia 25

16h A Utilização do Digital nos Efeitos Especiais de Cinema – Palestra com Yves Louchez, diretor-geral da Comission Supérieure Technique de l’Image et du Son, Paris, França
Local: Auditório do Centro de Geologia Eschwege

18h30 Mostra Norman McLaren – Cinema de Animação Canadense– Programa 2
Local: Anfiteatro da Fafeod
Apoio da Embaixada do Canadá.

19h Coral Nossa Senhora do Rosário (Araçuaí/MG)
Local: Praça do Mercado Municipal
O Coral Nossa Senhora do Rosário canta e dança as músicas folclóricas da rica cultura do Vale do Jequitinhonha. No repertório, canções inéditas, cantos de beira-mar, cantigas de trabalho e outras que encantam o público e fazem parte do primeiro CD do grupo, Queremos Navegar.

20h30 Palestra: Arte e Ecologia com Frans Krajcberg e lançamen- mento dos livros Revolta e Natura, de sua autoria.
Local: Anfiteatro da Fafeod

Quarta-feira - dia 26

16h Cinema Digital Hoje e Amanhã (Capta- ção, Pós-Produção, Difusão) – Palestra com Yves Louchez, diretor-geral da Comission Supé- rieure Technique de l’Image et du Son, Paris, França
Local: Auditório do Centro de Geologia Eschwege

18h30 Mostra Norman McLaren – Cinema de Animação Cana dense – Programa 3
Local: Anfiteatro da Fafeod
Apoio da Embaixada do Canadá.

20h Perpétua – The Solitary Goats Theater Industry of Brasil (São Paulo/SP)
Local: Centro de Geologia Eschwege
Em uma metrópole brasileira do ano 2007, um jovem burguês existencialista e uma dançarina de peep show se encontram em insólita situação: trancados nos fundos de uma boate onde ela mora, o casal passa a questionar seus valores, ao mesmo tempo em que o jovem percebe as coincidências entre os fatos que vão acontecendo naquela noite e um premonitório sonho que teve, no qual ela o estrangula. Em seus diálogos e ações, os sete perpétuos se manifestam: sonho, destino, desejo, delírio, destruição, desespero e morte.

Quinta-feira - dia 27

18h30 Mostra Norman McLaren - Cinema de Animação Cana- dense – Programa 4
Local: Anfiteatro da Fafeod
Apoio da Embaixada do Canadá.

20h Solo de Viola – Paulo Freire (Campinas, SP)
Local: Anfiteatro da Fafeod
Nesse show, Paulo Freire apresenta a viola como é tocada no sertão e sua evolução para os dias de hoje. Além de músicas próprias, canções caipiras tradicionais e temas sertanejos (Tristeza do Jeca, Mosquitão, Lundus do Urucuia, Um Socó Só), serão contados e cantados causos típicos como A receita para se fazer pacto com o tinhoso e Como São Gonçalo virou lenda no sertão e sua peleja com a mulher-dama, dentre outros.
Será também lançado o novo livro e CD de Paulo Freire, Lambe-lambe.

22h A Ponte – Show com Ana Cristina e Banda (Belo Horizonte/MG)
Local: Centro de Geologia Eschwege
Lançamento do 2º CD da cantora mineira Ana Cristina. Durante o espetáculo, o público poderá conferir o repertório de composições da própria artista, canções de Wander Lee, Maurício Tizumba, Lenine, Paulinho Moska, Haroldo Raimundo e uma parceria entre Fernando Muzzi e Murilo Antunes. A banda conta com a participação de Caio Gracco (direção musical e baixo), Giuliano Fernandes (guitarra, violões e solo de assobio) e Serginho Silva (percussões).

Sexta-feira - dia 28

16h Palestra – diálogo com Tom Zé
Local: Anfiteatro da Fafeod
Um dos integrantes do movimento tropicalista, ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso, o músico baiano Tom Zé fala de sua carreira e dos fatos que a marcaram, numa palestra-diálogo com os participantes do Festival.

18h30 Mostra Norman McLaren - Cinema de Animação Cana- dense – Programa 5
Local: Anfiteatro da Fafeod
Apoio da Embaixada do Canadá.

21h Com Defeito de Fabricação – Show com Tom Zé e Banda
Local: Centro de Geologia Eschwege
Um dos líderes do movimento tropicalista, Tom Zé aprendeu música ouvindo rádio, em Irará, Bahia, sua cidade natal. Formalizou seus conhecimentos com estudos de composição, contraponto, harmonia, piano e violoncelo, na Universidade de Música da Bahia com orientação dos compositores Hans-Joachim Koellrenter e Ernest Widmer. Incorporou à sua música concertos modernistas, unindo elementos da música erudita e de vanguarda ao folclore e às canções cantadas pelo povo. Nos anos 90 foi convidado por David Byrne, lider dos Talking Heads, para ser o primeiro artista contratado por sua gravadora, adquirindo, a partir daí, reconhecimento internacional. Com Defeito de Fabricação, o disco, foi listado pelo The New York Times entre os 10 melhores do ano e recebeu quatro estrelas da revista Rolling Stones. Os shows de Tom Zé são uma rara e perfeita combinação de inteligência e paixão e têm nos jovens seu maior público.

Sábado - dia 29

21h Show com Dona Ivone Lara e Banda
Local: Praça do Mercado Municipal
Cantora e compositora, Dona Ivone Lara está completando 53 anos dedicados ao samba. Carioca, compôs mais de 300 canções, que foram gravadas por grandes cantores brasileiros, como Gal Costa, Maria Betânia, Gilberto Gil e Caetano Veloso. É madrinha da ala de compositores da Império Serrano, escola de samba na qual desfila desde 68. Em seu show, cantará acompanhada por Armando Martinez (teclados), Hélcio Brenha (sax-clarinete),Edson Bastos (contrabaixo), Gilberto Torgano (bateria), Bruno de Souza (cavaquinho) e Álvaro Barcellos (percurssão).