Projeto Maioridade

Já estão abertas as inscrições para o Projeto Maioridade ­ Universidade Aberta para a Terceira Idade, que terá suas atividades desenvolvidas no Centro Cultural UFMG, a partir de agosto. O projeto busca preparar os idosos para uma vida com mais qualidade, através de aulas teórico-práticas, palestras, conferências e oficinas.

Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de agosto, através do endereço eletrônico www.fundep.ufmg.br ou na própria Fundep, no campus Pampulha. Informações: 499-4255/4253.

Prêmio

Quatro alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) venceram, este mês, o maior concurso de planos de negócios da América Latina, promovido pelo Universo Online (UOL). Bruno Garboci, Fernando Almir, Fernando Duarte e Geliano Ferneda apresentaram o trabalho Distribuição de software gratuito com veiculação de merchandising, do projeto Gene Cria, iniciativa de empreendedorismo desenvolvida em parceria com a Fumsoft.

O grupo concorreu com mais de 800 planos de negócios e receberá, além do prêmio de R$ 50 mil, divulgação no portal do UOL durante um ano e consultoria especializada por três meses.

Deficiência compreendida

O Centro de Extensão da Faculdade de Medicina promove, nos dias 12 e 13 de agosto, o curso Como Compreender a Deficiência, voltado prioritariamente à comunidade externa. Estão sendo oferecidas 350 vagas para o curso, que terá 12 horas/aula, distribuídas em forma de depoimentos pessoais, conferências, mesas-redondas e debates com a platéia. Os interessados devem pagar taxa de R$10; o montante arrecadado irá para o Conselho de Saúde do Hospital das Clínicas, responsável pelo atendimento a pessoas carentes.

O curso pretende difundir o debate sobre os desafios enfrentados diariamente pelos deficientes. Como resultado prático das discussões, será lançado um livro com depoimentos dos participantes e colaboradores da iniciativa. Informações pelos telefones (31) 248 9651 / 482 3810, ou através do e-mail acs@medicina.ufmg.br.

Brincantes

A UFMG sedia, no período de 28 a 30 de julho, o I Encontro de Brincantes, promovido pelo Pandalelê ­ Laboratório de Brincadeiras do CP e pelo Centro de Desenvolvimento Profissional Efigênia Vidigal. Dirigido a educadores, artistas, brincantes e agentes culturais, o evento propõe a discussão e reflexão sobre o brincar na formação humana. Serão oferecidas cinco palestras, 25 oficinas e 12 comunicações de trabalhos desenvolvidas no Brasil e no exterior.

Brincante é uma palavra usada no Nordeste para designar pessoas que participam de folguedos populares. Ultimamente, o termo vem sendo empregado para definir profissionais que utilizam os brinquedos e brincadeiras como expressão da arte. Mais informações pelos telefones 287-5057 e 292-2763.

Bolsas na Suíça

O Governo da Suíça está oferecendo bolsas de estudos para cidadãos brasileiros que já possuam diploma ou licenciatura universitária. As bolsas são destinadas, prioritariamente, a cursos de pós-graduação que sejam de importância para o desenvolvimento do Brasil.

Os candidatos deverão submeter sua documentação, em quatro vias, ao Ministério das Relações Exteriores até o dia 16 de novembro. Os interessados devem preparar um plano detalhado do estudo ou da pesquisa que desejam efetuar na Suíça e demonstrar conhecimento suficiente de alemão ou francês, dependendo da universidade. Os interessados devem ter, no máximo, 35 anos. Formulários e informações mais detalhadas estão disponíveis no site do Ministério das Relações Exteriores: www.dct.mre.gov.br.

História

O núcleo mineiro da Associação Nacional de História (Anpuh) promove, de 24 a 28 de julho, o XII Encontro Regional de História, que será realizado na Fafich. O evento, que nesta edição discute o tema História e política: compromissos do historiador, contará com cursos, mesas-redondas, conferências, lançamentos de livros e programação cultural. Os cursos, ministrados por professores da UFMG e de outras universidades brasileiras, abrangem assuntos como Métodos de pesquisa de dados em História; 500 anos de Brasil: programas de TV e ensino de História; e Escravidão e sociedade na Roma Antiga. As inscrições para o Encontro podem ser feitas até no dia de seu início. Mais informações pelo telefone 499-6261.

Imagens de Minas

Série: Imagens de Minas
Canal: TV Universitária (Canal 15)
Produção: Escola de Belas-Artes
Programas: Tapera Resolvida (baseado em texto do historiador Salomão de Vasconcelos, documentário resgata parte da história da nascente Belo Horizonte) e Produzir em Minas (filmado a partir de depoimentos de produtores sobre a atividade cinematográfica mineira)
Horário: Sábado, dia 22/07 (21h)
Reprises: 23 (18h e 23h), 24 (21h), 25 (17h), 26 (14h e 19h), 27 (14h) e 28/07 (17h)