Biblioteca Universitária investe em serviços on-line

 

processo de informatização experimentado, nos últimos anos, pelo Sistema de Bibliotecas Universitárias fez com que a UFMG alcançasse um avanço tecnológico que possibilitará aos seus usuários consultas mais rápidas em modernos softwares e equipamentos.

De acordo com a diretora da Biblioteca Universitária, Júlia Gonçalves da Silveira, a aquisição de equipamentos, através de convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a instalação do software VTLS, há dois anos, permitiu a integração dos processos de tratamento da informação, circulação e consulta dos acervos, agilização das operações e o intercâmbio com outros sistemas nacionais e internacionais. "As mudanças ocorridas recentemente fizeram com que a UFMG chegasse ao mesmo patamar tecnológico das grandes bibliotecas mundiais", afirma.

Outro passo dado neste sentido, ainda em 1998, foi a inauguração da Rede de Informação do Sistema de Bibliotecas da UFMG (SB@net), que permitiu acesso on-line ao banco de informações bibliográficas e de materiais especiais da Universidade, empréstimo automatizado, gerência e controle da coleção de periódicos, entre outros serviços.

Bases de dados

Em maio deste ano, a Biblioteca Universitária lançou sua homepage (www.bu.ufmg.br), com acesso às mais diversas bases de dados on-line: referenciais e de texto completo; produzidas localmente, nacionais ou estrangeiras; programas e serviços e informação (Rede Antares, Rede Bibliodata, Prossiga, Web of Science); e periódicos eletrônicos.

Produzida pelo Institute for Scientific Information (ISI), a Web of Science é uma das mais importantes bases de dados internacionais, contendo citações de artigos publicados, desde 1945, em mais de 8.400 periódicos especializados de todas as áreas do conhecimento.

O acesso à informação científica e tecnológica pelo site, no entanto, vai além. Júlia Silveira lembra que, através da adesão da UFMG ao consórcio estabelecido pela Comissão de Bibliotecas Universitárias Brasileiras (CBUB), foram adquiridas diversas bases de dados multidisciplinares das áreas biomédicas, exatas, humanas, veterinárias e agrárias. A compra foi feita pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com recursos de US$ 42 mil liberados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Treinamento

Coordenado pelo professor Roberto Alves Nogueira, do departamento de Física, o projeto Expansão e Consolidação da Rede de Dados e Integração dos Serviços de Biblioteca ­ mantido pelo convênio com a Finep e com recursos próprios da UFMG ­ possibilitará, ainda este ano, a ampliação da memória dos computadores adquiridos em 1998. "Com isso, as consultas ficarão mais rápidas", garante a diretora. Além disso, serão comprados dez micros para preparar funcionários e usuários a acessar a base de dados e o software Ariel, que permite a transferência de artigos on-line, e outros equipamentos. Em setembro, a Pró-Reitoria de Graduação repassou às bibliotecas do Sistema UFMG 20 microcomputadores com o objetivo de fortalecer a infra-estrutura de atendimento aos cursos de graduação.

 

O Sistema de Bibliotecas em números
(Dados de 1999)

Bibliotecas: 28
Orçamento para compra de livros e periódicos: R$ 1,54 milhão Monografias (livros, teses/dissertações): 673.230
Periódicos: 21.271 (6.478 correntes)
Materiais Especiais: 61.742 itens (Coleções Especiais, Obras Raras, Memória Intelectual, Acervo Francisco Curt Lange, Acervos de Escritores Mineiros, Helena Antipoff, Coleção Belo Horizonte, Mineiriana, Paula Lima, etc)
Empréstimos: 630.390
Usuários inscritos: 27 mil