Busca no site da UFMG




Nº 1358 - Ano 28 - 18.07.2002

Babel criativa

Moradia Universitária desenvolve projeto cultural,
que explora diversidade de seus moradores

 

Juliano Paiva

ahia, São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro; Angola, Cabo Verde, Senegal e França, além de Brasília e de diversas cidades do interior de Minas Gerais. O que estes estados, países e regiões têm em comum? São os lugares de origem de boa parte dos estudantes que vivem nas três unidades da Moradia Universitária da UFMG: Dona Clara, Santa Rosa e, a mais recente, Ouro Preto. Com o objetivo de integrar estas pessoas e mostrar as diferentes realidades daqueles que ali vivem, estudantes da própria moradia estão organizando o projeto Eu, Tu, Nós _ Cultura na Moradia, que pretende explorar a diversidade cultural do lugar, um traço que pode favorecer a convivência, mas que também é propício a conflitos.

"Na moradia, essa diversidade não raro gera problemas de relacionamento. O grande obstáculo é a falta de diálogo", diz Rosana Machado, aluna de Artes Cênicas e coordenadora do projeto cultural. Num mesmo apartamento é comum haver pessoas de cursos e origens diversos. Pensando nisso, estão sendo organizadas oficinas e outras atividades, como ateliê e capoeira, nas três unidades da Moradia. "Queremos trabalhar as diferenças e aproximar as pessoas", diz Rosana Machado. Segundo ela, é comum alunos conviverem somente com um perfil de pessoa em seu curso, o que dificultaria o entro-samento em ambientes mais heterogêneos.

O projeto surgiu a partir do Perfil da Comunidade Universitária da UFMG, divulgado no início de 2002 por um grupo de pesquisadores do departamento de Sociologia e Antropologia da Fafich. A pesquisa chegou à conclusão de que os alunos têm-se fechado em seus próprios cursos e se revelado pouco afeitos às manifestações artísticas. "O levantamento mostra que os estudantes da UFMG têm acesso a poucas atividades culturais e lêem pouco", diz Rosana Machado.

As atividades do projeto foram distribuídas entre as três moradias universitárias. Na unidade Santa Rosa será realizada a oficina de Pesquisa da Criatividade com o artista plástico Murilo Pagani. A oficina de Conscientização Corporal acontecerá na unidade Dona Clara com a bailarina e aluna de Artes Cênicas da UFMG, Carla Normagna.

A última oficina será na unidade Ouro Preto. Danças Brasileiras será ministrada pela professora Neyder Elisa de Souza, integrante do grupo Sarandeiros e formada pela Escola de Educação Física da UFMG. Lá também ocorrerá o ateliê de Contação de Histórias com a integrante do grupo Canta e Encanta, Norma Salles, e uma oficina de Capoeira com o professor Jordano Cisco, do grupo Capoeira Raízes.

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) banca o pagamento dos professores. As atividades são restritas aos estudantes das moradias e acontecem nos fins de semana.


Agenda
Projeto Cultural

Eu, Tu, Nós - Cultura na Moradia
Coordenadoras: Rosana Machado de Souza e Josi Barreto
Informações: 3498-6321 e 9641-1169
Oficina de Danças Brasileiras - 3 a 31/8
Oficina de Pesquisa da Criatividade - 3 a 31/8
Ateliê de Contação de Histórias - até 27/7
Oficina de Conscientização Corporal - até 27/7
Capoeira - até 22/9

Conselhos aprovam Colegiado de Turismo
e contas do exercício 2001


Resolução no 1/2002, de 27 de fevereiro de 2002


Aprova a composição do Colegiado do Curso de Graduação em Turismo


O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias, considerando o Ofício/PROGRAD no 93/2002, de 14/2/2002, resolve:


Art. 1º - Aprovar a composição do Colegiado do Curso de Graduação em Turismo, o qual passa a ser integrado pelos seguintes membros:

I - Coordenador;

II - Subcoordenador;

III - 8 (oito) docentes, representando os seguintes Departamentos:

a) 2 (dois) representantes do Departamento de Geografia;
b) 1 (um) representante dos Departamentos de Geologia ou de Cartografia;
c) 1 (um) representante dos Departamentos de Letras Anglo-Germânicas ou de Letras Românicas;
d) 1 (um) representante dos Departamentos de Sociologia e Antropologia, de Comunicação Social, ou de História;
e) 1 (um) representante dos Departamentos de Ciências Econômicas ou de Ciências Administrativas;
f) 1 (um) docente representante dos Departamentos de Projetos ou de Urbanismo;
g) 1 (um) representante dos Departamentos de Biologia Geral, de Física, ou de Educação Física;

IV - Representação estudantil, na forma prevista no Estatuto e no Regimento Geral da UFMG.

* Total de representantes docentes: 10 (dez).


Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 3º - A presente Resolução entra em vigor nesta data.


Professora Ana Lúcia Almeida Gazzola

Vice-Reitora no exercício da Presidência do
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Resolução nº 1/2002, de 14 março de 2002


Aprova a Prestação de Contas do Reitor da UFMG, relativa ao exercício de 2001.


O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias, e considerando os pareceres favoráveis emitidos pelo Conselho de Curadores da UFMG e pela Comissão de Orçamento e Contas deste Colegiado, resolve:

Art.1º - Aprovar a Prestação de Contas do Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, relativa ao exercício de 2001.

Art. 2º - A presente Resolução entra em vigor nesta data.


Professor Ariosvaldo de Campos Pires
Decano do Conselho Universitário, no exercício da Presidência