Busca no site da UFMG




Nº 1372 - Ano 29 - 31.10.2002
Cadê a democracia?

 

uem nunca brincou de achar certo Wally no meio de uma multidão de carinhas desenhadas num quadro? Pois a brincadeira Onde está Wally? inspirou a formulação de outra pergunta, Onde está a democracia?, título do livro que está sendo lançado pela Editora UFMG.

Embora não seja uma pergunta de fácil resposta, os autores do livro, José Eisenberg, ex-professor do DCP, atualmente no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e a mestranda em Ciência Política, Thamy Pogrebinschi, também do Iuperj, oferecem valiosas pistas para localizar esse Wally bem mais arredio. Em linguagem acessível, os autores discorrem sobre conceitos e instituições que dão sustentação à democracia, como República Federativa (no capítulo dedicado ao tema, os autores chegam a fazer uma analogia com as federações esportivas), Constituição, os três poderes, cidadania, participação política e o papel da mídia.

Com pouco mais de cem páginas, o livro destina-se a um público bem definido: estudantes do ensino médio que começam a se relacionar com o emaranhado de instituições da democracia moderna. Por isso, a publicação lança mão dos recursos da cartilha, gênero que combina texto acessível com ilustrações contundentes. "É sem dúvida uma cartilha, embora inove a tradição desse gênero pedagógico ao fugir do tratamento simplificador que lhe é usual", destaca o professor Luis Werneck Vianna, também do Iuperj, no prefácio da obra.

Embora espere que a obra possa ajudar a diminuir uma lacuna representada pela ausência de material pedagógico sobre política no mercado editorial brasileiro, o professor José Einseberg diz não ter como avaliar a recepção do livro entre os estudantes do ensino médio. "Ele ainda não chegou às escolas. Por isso, não sabemos se acertamos ou não o tom", justifica.

Diálogo sintonizado

De qualquer forma, a publicação conta com trunfos para conquistar esse público. Um deles são as ilustrações de Adão Iturrusgarai e Laerte, dois dos mais festejados cartunistas da atualidade. "Suas ilustrações travam um diálogo bem sintonizado com os textos", afirma Eisenberg. Para ele, o humor contido em algumas charges só poderá ser "compreendido em sua plenitude" se o leitor fizer uma leitura atenta do texto. É o caso, por exemplo, de uma charge sobre o voto censitário, na qual um eleitor apresenta um contracheque para votar.

José Eisenberg e Thamy Pogrebinschi não se limitam a descrever instituições. Eles também analisam o funcionamento delas. No capítulo, O (des)equilíbrio dos três poderes, a dupla discorre sobre as influências que Executivo, Judiciário e Legislativo exercem entre si. O capítulo, que, segundo Eisenberg, revela a preocupação de mostrar como as instituições operam na prática, recebeu um elogio especial do professor Werneck Viana. "Esse assunto, objeto de difícil compreensão para qualquer público leigo na matéria, é exemplar da perícia dos autores em reduzir o complexo à sua mais simples explicação".

Livro: Onde está a democracia?
Editora: Editora UFMG
Autores: José Eisenberg e Thamy Pogrebinschi (ilustrações de Adão Iturrusgarai e Laerte)
Local de venda: Livraria UFMG - campus Pampulha - telefone (31) 3499-4642
Preço: R$ 19