Busca no site da UFMG




Nº 1372 - Ano 29 - 31.10.2002


Faculdade de Direito relança
Revista Brasileira de Estudos Políticos

Gilberto Freyre, Fernando Henrique Cardoso e Thomas Skidmore colaboraram com a publicação

Ana Siqueira


m 1956, Orlando Carvalho, então professor da Faculdade de Direito, lançou a primeira publicação acadêmica nacional contendo reflexões sobre instituições e forças políticas do país. Surgia a Revista Brasileira de Estudos Políticos (RBEP), editada semestralmente por quase meio século e de enorme importância para o direito público e para as ciências políticas nacionais. Em 1998, ano do falecimento de Orlando Carvalho - secretário estadual da educação de 1950 a 1951 e reitor da UFMG de 1961 a 1964 - foi publicado o número 87, última edição da Revista, relançada em agosto de 2002 pela Faculdade de Direito, como parte das comemorações dos 75 anos da Universidade. "O relançamento é um preparativo para reeditarmos essa Revista tão importante", afirma o professor Aloizio Gonzaga, diretor da Faculdade. Ele está organizando a nova equipe de colaboradores da RBEP para voltar a editá-la no início de 2003.

Em 42 anos de existência, a RBEP publicou mais de 600 artigos. De caráter interdisciplinar e interuniversitário, teve, entre os seus colaboradores, autores como Gilberto Freyre, Milton Campos, Thomas Skidmore e até o sociólogo e presidente Fernando Henrique Cardoso. Alcançou especial repercussão em estudos de poder local, voltando-se para política de comunidades. "Neste campo, a RBEP produziu pequenos clássicos; pequenos apenas por se tratar de artigos e não de trabalhos mais extensos", sustenta Fábio Wanderley Reis, cientista político e professor aposentado da UFMG, colaborador da publicação.

Outro colaborador, o professor aposentado Fernando Correia Dias, do departamento de Sociologia da Fafich, conta que um dos grandes méritos da RBEP foi ter sido uma "publicação regular, coisa rara entre periódicos especializados". Autor de resenhas e de um estudo sobre o movimento operário de Ipatinga, Correia Dias destaca outra importante herança deixada pela Revista: "Ela estabeleceu forte intercâmbio com publicações estrangeiras".

Dedicação

A dedicação de seu fundador garantiu a regularidade e o sucesso da RBEP. "Orlando Carvalho realizava a Revista de forma artesanal e participava de praticamente todas as etapas de sua produção", conta o professor aposentado da UFMG, Antônio Octávio Cintra, consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Segundo ele, Carvalho chegava a levar a revista pessoalmente ao correio, "para garantir que não houvesse falhas no envio de exemplares a bibliotecas dos cinco continentes".

Um dos fundadores do Departamento de Ciência Política da UFMG e colaborador da Revista, Octávio Cintra revela que a publicação, além de pioneira, foi fundamental para que a Fundação Ford investisse na formação de pesquisadores em política em Minas Gerais. "A Fundação contribuiu para os estudos políticos no Brasil, fornecendo bolsas, complementando salários e financiando pesquisas. Foi através da Revista que a entidade descobriu a existência de estudos nessa área em Belo Horizonte e resolveu transformar a cidade em um de seus focos de investimento".

Segundo Antônio Octávio Cintra, o relançamento da RBEP é importante porque resgata um veículo que teve grande importância no cenário dos estudos políticos. "A Revista deve se modernizar, mas com a preocupação de dar continuidade ao trabalho de Orlando Carvalho e à sua aguçada visão de futuro", defende. Ele cita a vocação nacional da publicação e a abertura para a produção acadêmica de outras instituições e regiões do país como características que orientavam a atuação do fundador da RBEP e que devem ser consideradas para a retomada da publicação.

O número relançado da RBEP traz artigos de pesquisadores de várias instituições, como os de João Carlos Espada, da Universidade de Lisboa, e de Clóvis Brigagão, da Universidade Cândido Mendes, além de textos de estudiosos da UFMG. Esse e os demais números da RBEP podem ser consultados no Memorial Orlando Carvalho, na sala da Faculdade de Direito que abrigou a publicação. Fundado em dezembro de 2000, o Memorial contém fotografias, documentos, livros e outros objetos relacionados ao ex-reitor e à sua trajetória acadêmica e jurídica, incluindo relíquias, como a sua máquina de datilografia.

Revista Brasileira de Estudos Políticos (RBEP)
Para publicar e fazer pedidos: telefone (31) 3217-4601 (de 10 às 13 horas)
Correio eletrônico: secgeral@direito.ufmg.br