Busca no site da UFMG




Nº 1378 - Ano 29 - 12.12.2002


UFMG estreita laços com universidades do exterior

Juliano Paiva

s alunos da UFMG que desejam cursar pós-graduação no exterior, a partir do próximo ano, aumentaram suas chances de êxito. É que dois programas destinados a este público estão abrindo vagas, e um terceiro, que também beneficiará alunos da graduação, deverá vigorar até meados de 2003.

Um deles é o Programa Alban, aprovado este ano pela Comissão Européia e que busca reforçar a cooperação entre a União Européia e a América Latina no âmbito do ensino superior. Nos próximos nove anos, cerca de quatro mil bolsas serão destinadas a alunos latino-americanos para estudos em nível de pós-graduação - mestrado e doutorado - e para especialização profissional. A duração da bolsa varia de seis meses a três anos, de acordo com o programa de formação escolhido. "Como as agências de fomento (CNPq e Fapemig, por exemplo) diminuíram a oferta de bolsas de mestrado, o Programa Alban surge como mais uma oportunidade para quem pretende estudar no exterior", afirma a professora Sandra Regina Goulart Almeida, diretora de Relações Internacionais da UFMG.

As primeiras bolsas são para o ano acadêmico de 2003/2004. Os candidatos deverão obter o aceite de uma instituição de educação superior ou de um centro especializado de formação profissional de algum desses países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suécia. A União Européia cobrirá 75% dos custos dos alunos selecionados. As inscrições deverão ser abertas ainda este mês.

Ampliação

A Comissão Fulbright também ofertará, em 2003, bolsas de mestrado a todas as áreas de conhecimento, com exceção de áreas clínicas das Ciências da Saúde. Até agora, as bolsas eram restritas às Ciências Humanas e Sociais. "Abrimos vagas para outras áreas de conhecimento por entendermos que, assim, poderemos melhorar o nível de nossos candidatos", diz Marco Antônio Rocha, diretor da Comissão Fulbright. Todos os anos, cerca de cem candidatos disputam as vagas oferecidas. Com essa decisão, o número triplicará. O último processo seletivo realizado reservou 25 vagas a estudantes brasileiros.

A expansão das áreas a serem contempladas por bolsas da Fulbright foi decidida em reunião realizada na UFMG, no fim do mês passado. "Escolhemos a UFMG pois a consideramos uma das grandes universidades de pesquisa do país", justifica Rocha.

A Comissão Fulbright é uma fundação que promove iniciativas de intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Brasil, através da concessão de bolsas de estudo, docência e pesquisa. As inscrições começam no dia 17 de fevereiro.

Japão

A terceira oportunidade surgiu com o acordo, assinado em outubro, entre a UFMG e a University of Electro-Communication (UEC), do Japão, para intercâmbio entre profissionais das duas instituições. "É um convênio guarda-chuva, amplo, a partir do qual surgirão acordos específicos entre grupos de pesquisa", diz o professor Marcos Pimenta, do departamento de Física da UFMG. Segundo Sandra Almeida, a cooperação foi firmada graças ao prestígio do curso de graduação em Física da Universidade, apontado como um dos melhores do Brasil.

A formalização do convênio é um desdobramento da cooperação científica mantida, há quatro anos, entre os professores Marcos Pimenta e R. Saito, da UEC, que cobre o campo das ciências exatas. "Temos agora que detectar outras parcerias nas áreas de Engenharia Mecânica, Elétrica, Controle e Automação e Ciência da Computação", diz Marcos Pimenta. "É mais um passo para a internacionalização da Universidade", acrescenta Sandra Almeida.

Para Marcos Pimenta, o principal benefício do acordo será a possibilidade de encaminhar pesquisadores e estudantes para se capacitarem no Japão. "Eles terão contato direto com tecnologia de ponta", frisa. O acordo ainda não prevê bolsas para estudantes. "Mas um termo aditivo, que incluirá os alunos, deverá ser assinado até meados de 2003", estima o professor. Mais informações sobre os três programas na Diretoria de Relações Internacionais pelo telefone (31) 3499-4401.