Busca no site da UFMG




Nº 1379 - Ano 29 - 19.12.2002


 

 

Homenagem 1

A reitora Ana Lúcia Gazzola e vários professores da UFMG foram homenageados, nos últimos dias, por órgãos governamentais e entidades civis.

No dia 5 de dezembro, a Reitora recebeu a medalha do Mérito da Justiça e de Direitos Humanos, concedida pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.

No dia 11, ela foi homenageada pelo Fórum das Mulheres do Mercosul. Na ocasião, outro professor da UFMG, Antônio Augusto Anastasia, vinculado à Faculdade de Direito e coordenador da equipe de transição do governador eleito Aécio Neves, também foi homenageado.

Já no dia 16 de dezembro, Ana Lúcia Gazzola, o diretor-executivo da Fundep, José Nagib Cotrim Árabe, e o professor Afonso Henriques Borges Ferreira, da Face, receberam um diploma como "parceiros e colaboradores" da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, que acaba de completar 10 anos. E no dia 18 de dezembro, a homenagem foi prestada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, que concedeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal à reitora Ana Lúcia Gazzola e ao professor Ângelo Machado, do ICB.


Homenagem 2

O pró-reitor de Pesquisa, José Aurélio Bergmann, foi homenageado, no dia 4 de dezembro, pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), vinculada à USP. A homenagem a Bergmann, professor da Escola de Veterinária, deve-se, segundo a entidade, ao "empenho e apoio científico e tecnológico" prestados por ele ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN).


Torneio do DCE

Nos finais de semana, entre os dias 18 de janeiro e 23 de fevereiro, no Centro Esportivo Universitário (CEU), os amantes do basquete, os apaixonadas pelo handebol e os boleiros loucos por um "rachão" terão uma chance de ouro de mostrar seus talentos para o esporte, durante o 2º Torneio Esportivo do DCE. A competição reunirá equipes de futsal (masculino e feminino), basquete masculino e handebol feminino.

O torneio é parte do projeto de integração desenvolvido pela entidade. Mais informações pelos telefones 3213-4758 e 3213-4759 ou pelo correio eletrônico dce_ufmg@yahoo.com.br.


Seguridade Social

Servidores públicos que reúnem condições para a aposentadoria voluntária integral, mas que optaram por permanecer em atividade, agora podem deixar de contribuir para o Plano de Seguridade Social (PSS) do Servidor Público, cuja alíquota equivale a 11% do salário bruto. Para que a contribuição seja interrompida, é preciso que o servidor encaminhe requerimento por escrito ao Departamento de Administração de Pessoal (DAP). "Não vale mensagem enviada pelo correio eletrônico, pois o documento precisa ser assinado", alerta a diretora do DAP, Cármen Regina Maia.

A Universidade não sabe quantos servidores encontram-se nessas condições, pois em muitos casos é preciso contabilizar o tempo trabalhado em outras instituições ou empresas. Mais informações no próprio DAP, no prédio da Unidade Administrativa III, no campus Pampulha.

Ginástica olímpica

A equipe de ginástica olímpica da Escola de Educação Física da UFMG conquistou o segundo lugar geral no 5º Torneio Nacional de Ginástica Olímpica, realizado no período de 6 a 8 de dezembro, em Brasília. O atleta Yan Andrade ganhou o primeiro lugar na categoria infantil (masculino). Na mesma categoria, o segundo lugar ficou com outro atleta da UFMG, Enzo Andrade. Outro segundo lugar foi conquistado por Luíza Dias, no salto sobre o cavalo (categoria infantil).

Treze atletas (seis mulheres e sete homens) integraram a delegação da UFMG que participou do torneio, promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica Olímpica. A competição reuniu cerca de 250 atletas de 13 equipes.

Os ginastas da UFMG participam do projeto de extensão de ginástica olímpica, coordenado pela professora Ivana Aleixo, da Escola de Educação Física. A equipe é treinada pelo professor Mário Márcio Vieira e tem como monitores os alunos de graduação Vítor Diniz e Edilene Esteves.


UFMG perde Maria Lúcia Paixão

Faleceu, nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, em Belo Horizonte, aos 59 anos, a professora Maria Lúcia Paixão, criadora dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física da UFMG. "Ela era referência do ponto de vista acadêmico e muito querida por todos os alunos e professores", diz a professora Céres Pimenta, amiga da família. Maria Lúcia era irmã de Antônio Luiz Paixão, professor do departamento de Sociologia, falecido em 1996, e de Helena Heloísa Paixão, professora aposentada da Faculdade de Odontologia.

Segundo Céres Pimenta, Maria Lúcia Paixão formou muitos dos profissionais que hoje são professores nos cursos por ela criados. "No seu velório, fiquei impressionada com o afeto demonstrado por alunos, profissionais e professores", comentou.

No dia 18, foram-lhe prestadas homenagens na solenidade comemorativa dos 50 anos de fundação da Escola de Educação Física.