Busca no site da UFMG




Nº 1397 - Ano 29 - 22.05.2003


 


Auditoria externa

O departamento de Ciências Contábeis da Face receberá, no período de 2 a 14 de junho, inscrições para o exame de seleção ao curso de especialização em Auditoria Externa, aberto a profissionais de nível superior com interesse nessa área. A carga horária do curso, com início previsto para agosto,é de 450 horas/aula e mais 30 horas destinadas a orientação e palestras. As aulas serão ministradas às sextas, de 19 às 22h30, e aos sábados, de 8 às 12h e de 13 às 16h30. A íntegra do edital que regulamenta o exame está disponível na página www.face.ufmg.br/cic. Mais informações pelos telefones (31)3279-9060 e 3279-9069.

Mitologia

O programa de extensão Letras e Textos em Ação, da Faculdade de Letras, promove, no período de 28 a 30 de maio, o seminário Mitologia, oralidade, arte e educação, cujo objetivo é discutir várias formas de mitologias e seus processos de representação artística.

O evento contará com palestras, oficinas, espetáculos e feira de arte. Entre os palestrantes, estão os professores Jacyntho Lins Brandão, Vera Casanova, Eugenio Tadeu, Narriman Conde e Sônia Queiroz. Mais informações pelo telefone (31) 3499-6001 ou pelo correio eletrônico coisadegrego@uaimail.com.br.

Caminhos

Está circulando a 22ª edição da revista Caminhos, publicada pela Associação Profissional dos Docentes da UFMG (Apubh). Com 190 páginas, este número veicula, entre outros, artigos do professor Francisco de Paula Antunes Lima, do departamento de Engenharia de Produção - (Re)Conhecendo o cotidiano da vida acadêmica; de Délcio Vieira Salomon - Por uma universidade da problematização; e do ex-reitor Tomaz Aroldo da Mota Santos - Universidade: novos tempos, outros desafios.

De periodicidade anual, a publicação traz, ainda, mosaicos de fotos representativas de gestões passadas da Apubh e de momentos que marcaram a história da entidade. Mais informações na página www.apubh.org.br ou pelo correio apubh@apubh.org.br.

Finanças familiares

Começa, no próximo dia 2, o curso on-line de Administração de finanças familiares, coordenado pelo professor José Antônio Bonilla Castilho, da Face. O curso ensina como administrar melhor o salário, eliminar dívidas, cortar gastos desnecessários e aplicar corretamente as sobras de cada mês.

Totalmente ministrado pela Internet, o curso foi estruturado para permitir que qualquer pessoa, independente de seu grau de instrução, possa assimilar conhecimentos sem maiores dificuldades. As inscrições custam R$ 195 e podem ser feitas na página www.webaula.com.br.

Olimpíadas médicas

Os alunos do curso de Medicina da UFMG realizam no sábado, dia 31 de maio, a partir de 9 horas, uma série de ações comunitárias na Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte. Supervisionadas por professores da Faculdade de Medicina, as atividades incluem medição da pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e orientação sobre tabagismo, hipertensão arterial e doenças sexualmente transmissíveis, entre outras ações preventivas.

A atividade integra a segunda edição da Intramed, a olimpíada estudantil promovida pelo Diretório Acadêmico (DA). A competição, que começou no dia 17 de maio e vai até 1o de junho, é disputada nas modalidades de basquetebol, handebol, voleibol, futsal, atletismo, natação, squash, tênis, tênis de mesa, cabo de guerra, escalada, sinuca, truco (masculino e feminino), judô masculino e xadrez.

O objetivo da Olimpíada é incentivar a prática do esporte como meio de elevar a qualidade de vida dos estudantes, despertando-lhes a atenção para a promoção de sua própria saúde, além de eliminar agentes nocivos, como obesidade, tabagismo, depressão e estresse.

Ars Nova

Um concerto do Ars Nova Coral da UFMG é a atração do projeto Quarta doze e trinta, dia 28 de maio, no auditório da Reitoria. O concerto será o primeiro de uma série de eventos que marcarão a despedida do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, regente titular do coral. Ele completa 70 anos em junho, quando deverá se aposentar compulsoriamente pela UFMG. Sob o seu comando por mais de 40 anos, o Ars Nova conquistou importantes prêmios no Brasil e no exterior.

Durante o concerto do Quarta doze e trinta, o Ars Nova interpretará, a capela (sem acompanhamento de orquestra ou instrumentos), canções tradicionais de seu repertório, que consta de peças religiosas e do folclore brasileiro, além de composições e arranjos do próprio maestro Carlos Alberto.