Busca no site da UFMG




Nº 1401 - Ano 29 - 19.06.2003


Sarandeiros
fará turnê no exterior

  Grupo foi selecionado para festivais no Canadá, Espanha e Itália

Pedro Marra

 

grupo Sarandeiros está de malas prontas para uma turnê de dois meses no Canadá, Espanha e Itália. A maratona, que começa no dia 30 de junho, prevê mais de 40 apresentações em sete festivais internacionais de folclore nos três países. Projeto de Extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o Sarandeiros levará na bagagem os espetáculos Profano e Sagrado, Memórias de Meio Milênio, Aquarela Brasileira e Dança Brasil, sua produção mais recente.

"Nosso intuito é mostrar a diversidade cultural do Brasil", afirma Alex Fernandes, dançarino e figurinista do Sarandeiros. A primeira parada do Grupo é o Canadá, onde o Sarandeiros será o primeiro grupo de folclore brasileiro a participar do Mondial des Cultures de Drummondville, um dos mais tradicionais festivais do mundo, que reúne companhias de 30 países. Depois, o grupo parte para os festivais internacionais de folclore de Burgos e Soller-Mallorca, ambos na Espanha. "Nesses festivais, as apresentações acontecem em praça pública, para um público estimado em cerca de 10 mil pessoas", explica Alex Fernandes. Fechando a turnê, o grupo participa de quatro festivais na Itália, durante o mês de agosto, nas cidades de Imola, Russi, Aviano e Macerata.

Recursos

O Sarandeiros se apresentará em festivais sem caráter competitivo e que buscam promover uma aproximação de diversas culturas. "O máximo que acontece é a organização destes eventos oferecer um prêmio aos grupos, como aconteceu com o Sarandeiros, há dois anos, no Festival de Oodorn, Holanda, quando ganhamos um prêmio de melhor grupo", lembra Alex Fernandes.

O curioso é que, mesmo durante a turnê, o Sarandeiros terá compromissos em Belo Horizonte. "Para dar conta da agenda, separamos o grupo em dois. Metade irá para Canadá e Espanha, e os demais integrantes embarcarão para a Itália". A viagem será realizada com recursos próprios. Desde o início de 2003, o Sarandeiros poupa cada centavo que entra na bilheteria de seus espetáculos. "Infelizmente, não temos patrocinadores", lamenta Alex.

O grupo Sarandeiros conta com 40 dançarinos e sete músicos, que realizam, com seus coordenadores, um intenso trabalho de pesquisa folclórica. Como resultado, produzem espetáculos de dança e música tradicionais de todas as regiões do Brasil. "Apesar de sermos mineiros, buscamos pesquisar e representar o Brasil, de Norte a Sul. Acho que foi isso que nos levou a ser selecionados para esses festivais", afirma Fernandes.