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Nº 1406 - Ano 29 - 28.08.2003

UFMG distribui recursos para material didático

o lugar das antigas e artesanais apostilas, livros de alta qualidade editorial e recursos tecnológicos, como CD e DVD, produzidos especialmente para dar suporte às disciplinas da Graduação. Até o início de 2004, a primeira remessa desse material chega às salas de aula, graças à iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação, que liberou R$ 200 mil para esta finalidade, através de Edital.

O programa, inédito na UFMG, utiliza recursos provenientes do Fundo Fundep 2002/2003, com o intuito de apoiar a produção institucionalizada de materiais didáticos para a graduação - livro-texto, CD e filme - a serem editados e comercializados pela Editora UFMG.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Cristina Augustin, são também objetivos do programa induzir mudanças qualitativas no ensino da graduação através da utilização de material didático inovador, compatível com a realidade cultural, social e econômica do país, e ampliar e diversificar as fontes básicas de consulta para os alunos de graduação.

A seleção dos projetos a serem executados neste primeiro edital não foi tarefa fácil, devido ao grande número de propostas "de altíssima qualidade", justifica Cristina Augustin. "Só as propostas consideradas como de prioridade máxima pela comissão julgadora atingiram mais do dobro dos recursos disponíveis para este ano. Várias ficaram fora deste grupo apenas por dúvidas quanto ao prazo de execução e não quanto à qualidade", destaca a Pró-Reitora.

Concorreram aos recursos do Edital 121 projetos, dos quais 40 foram sele-cionados como de prioridade máxima. "Pudemos perceber que há um imenso potencial para ocupar esse espaço editorial, já que muitos professores não tiveram acesso à concorrência. Esperamos, no ano que vem, ter recursos para lançar novo edital", afirma a professora.

A listagem com os projetos aprovados está disponível na página da UFMG (www.ufmg.br /prograd).


Laboratório da FaE ensina estudantes a produzir materiais pedagógicos atentos ao cotidiano

aluno de uma escola de periferia abre o livro de Geografia e vê sua cidade descrita apenas com informações sobre áreas urbanas privilegiadas, que pouco têm a ver com sua sofrida rotina. Esse distanciamento entre o material didático e a realidade do estudante prejudica o aprendizado e limita as possibilidades de formação de uma visão crítica da realidade social. Contudo, materiais condizentes com o cotidiano de cada grupo de alunos poderiam ser elaborados pelos próprios professores, que conhecem de perto as especificidades das comunidades onde trabalham.

Ensinar os futuros docentes a criar materiais didáticos complementares é um dos objetivos do Laboratório de Produção de Material Didático (Promad), que funciona na Faculdade de Educação e trabalha com 11 subprojetos, entre os quais educação indígena, educação de jovens e adultos, ensino de psicologia e de geografia.

Segundo os coordenadores do Laboratório, a produção de materiais alternativos a serem utilizados em disciplinas e situações específicas é fundamental para a formação docente, porque a tarefa de produzi-los põe o futuro professor diante de um conjunto de escolhas enriquecedoras.

"O educador não precisa aceitar o conhecimento como uma coisa pronta. Ao utilizar materiais que resultam do seu trabalho, desenvolve a competência de avaliar, com autonomia intelectual, a qualidade e a eficiência dos recursos a serem empregados na prática pedagógica", comenta Adriana Cristina de Faria Machado, monitora do Promad e aluna do 2ºperíodo da Licenciatura em Geografia.

"Aqui no Promad percebi que, em sala de aula, é possível sair dos materiais convencionais e aproveitar diversos recursos tecnológicos como ferramentas auxiliares da docência", relata a também monitora Cynthia Adriane dos Santos, do 3o período de Pedagogia.

Sob a coordenação dos professores Sergio Cirino e Carmem Eiterer, os sete monitores do Promad auxiliam alunos de diversos cursos de graduação da UFMG a planejar e executar projetos. "Não realizamos o trabalho por eles. Discutimos as idéias que trazem, fazemos sugestões e os ensinamos a utilizar os recursos disponíveis", acrescenta Cynthia dos Santos.

Alessandra Teixeira, bolsista de um dos subprojetos do Promad e aluna do 3o período de Pedagogia, utiliza o Laboratório para formatar sua pesquisa, que resultará na montagem de uma página na Internet com links que facilitarão a pesquisa sobre dez filósofos. "Estou aprendendo a capturar imagens e sons, a digitalizar imagens e a acessar corretamente bases de dados institucionais. É uma habilidade que estou adquirindo com a ajuda dos monitores e coordenadores", relata Alessandra.

Projeto: Laboratório de Produção de Material Didático (Promad), ligado ao departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, da FaE
Coordenação: professores Sergio Cirino e Carmem Eiterer
Contato: promad@fae.ufmg.br e telefone (31)3499-6213