Busca no site da UFMG




Nº 1407 - Ano 29 - 11.09.2003


Universidade homenageia ex-alunos de destaque

Quinze personalidades serão agraciadas, nesta segunda, dia 15 de setembro, com a Medalha de Honra; Tancredo, Betinho e Pedro Nava receberão homenagens póstumas.

AFFONSO ROMANO DE SANT´ANNA

Nascido em Belo Horizonte (MG), graduou-se em Letras Neolatinas pela Faculdade de Letras. É poeta, cronista, jornalista e professor. Presidiu a Fundação Biblioteca Nacional, onde criou o Sistema Nacional de Bibliotecas e o Programa de Promoção da Leitura. Presidiu o Conselho do Centro Regional para o Fomento do Livro na América-Latina e no Caribe, e foi Secretário Geral da Associação das Bibliotecas Nacionais Ibero-Americanas. É colunista do jornal O Globo e outros diários.

Indicação: Faculdade de Letras

ANTÔNIO DIVINO MOURA

Nascido em Ituiutaba (MG), graduou-se em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia. Foi diretor de Meteorologia e pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, diretor geral do Instituto Nacional de Meteorologia do Ministério da Agricultura e co-presidente do International Panel on Climate Change/Winter Guard International. Atuou como cientista-chefe do Escritório de Programas Globais da National Oceanic and Atmospheric Administration e presidiu o Programa Intergovernamental Tropical Ocean Observing System (TOGA). Trabalha na Universidade de Colúmbia e em outros centros de pesquisa.

Indicação: Escola de Engenharia

CELSO ROBERTO VERSIANI VELLOSO

Natural de Montes Claros (MG), graduou-se em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG. É chefe do Serviço de Inspeção do Leite e Derivados, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi inspetor veterinário e teve papel decisivo na implantação do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite da Escola de Veterinária da UFMG, órgão integrante da Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite.

Indicação: Escola de Veterinária

EDNA MARIA SANTOS ROLAND

Natural de Codó (MT), graduou-se em Psicologia pela Fafich. Fundadora das organizações negras Bloco Afro Alafiá, Coletivo de Mulheres Negras de São Paulo, Geledés e Fala Preta!. Assessorou a delegação brasileira que participou da III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, em Durban, na África, onde foi relatora-geral. Foi indicada pela ONU para integrar comissão encarregada de monitorar a implementação do Programa de Ação de Durban. Através da Unesco, coordena ações de combate ao racismo e à discriminação racial para a região da América Latina e Caribe.

Indicação: Reitora

FERNANDA BARBOSA TAKAI

Nascida em Serra do Navio (AP), graduou-se em Comunicação pela Social/Relações Públicas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. É cantora, instrumentista e compositora da banda Pato Fu, recentemente incluída na lista das dez melhores bandas não-americanas de rock do mundo. Eleita Artista Revelação, juntamente com o Pato Fu, pela MTV Brasil e Multishow em 1995, participou de todos os grandes festivais de música do País. A banda tem sete discos lançados no Brasil e exterior, além de gravações e participações em trabalhos de artistas consagrados.

Indicação: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

IVO HÉLCIO JARDIM DE CAMPOS PITANGUY

Nascido em Belo Horizonte (MG), graduou-se pela Faculdade de Medicina. Complementou sua formação profissional em centros especializados dos Estados Unidos, França e Inglaterra, aliando a prática médica ao ensino. Professor convidado em cerca de uma centena de instituições de 48 países, proferiu e realizou mais de 1.200 conferências e demonstrações cirúrgicas. É membro titular da Academia Nacional de Medicina, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Escreveu 12 livros-texto e publicou mais de 800 trabalhos, inclusive em periódicos internacionais.

Indicação: Faculdade de Medicina

JOSÉ LUCIANO DUARTE PENIDO

Natural de Itabira (MG), graduou-se em Engenharia de Minas pela Escola de Engenharia. É diretor-prresidente da Samarco Mineração, onde implantou um expressivo programa de investimentos em que se destacam a duplicação da capacidade de produção de pelotas de minério de ferro e a construção de duas usinas hidrelétricas. É vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e presidente do Conselho de Cidadania Empresarial e Voluntários das Gerais, ligado à mesma Federação.

Indicação: Reitora

MARCO ANTÔNIO RODRIGUES DIAS

Nascido no Rio de Janeiro (RJ), graduou-se em Direito, na Faculdade de Direito. Jornalista nos anos 60, trabalhou em vários jornais em Belo Horizonte e São Paulo. Em 1963, foi Conselheiro do Ministério da Educação. Foi Diretor da Divisão de Ensino Superior da Unesco, lançou e coordenou o Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO e foi o principal organizador da Conferência Mundial de Educação Superior, realizada em Paris. É responsável pela secretaria do fórum da UNESCO/ONU para Educação Superior. Foi condecorado pelo governo da França com a Légion d'honneur, em novembro de 1993.

Indicação: Reitora

MARIA ELENA LATALISA DE SÁ

Natural de Tiros (MG), graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação e é especializada em Educação Infantil. Conhecida como "Leninha do Balão", sua história profissional foi construída e confunde-se com a trajetória da Escola Balão Vermelho, da qual foi uma das fundadoras, diretora e coordenadora. O "Balão" alcançou grande projeção nacional em função de sua audácia metodológica, acompanhada de grande seriedade e empenho, na exploração de alternativas pedagógicas.

Indicação: Faculdade de Educação

MARÍLIA DE ALBUQUERQUE SALGADO

Natural de Belo Horizonte (MG), graduou-se pela Escola de Biblioteconomia, hoje Escola de Ciência da Informação. Desenvolveu um importante trabalho na biblioteca do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) durante 22 anos. Participou da fundação do Instituto BDMG Cultural, criou programas dedicados à música clássica e popular, às artes plásticas e à publicação de livros e catálogos. Na área das artes plásticas, promoveu várias exposições e organizou as comemorações do Centenário Guignard e de Belo Horizonte.

Indicação: Escola de Ciência da Informação

MARÍLIA OLIVEIRA FONSECA GOULART

Natural de Belo Horizonte (MG), graduou-se em farmácia pela UFMG. Tornou-se Professora Adjunta na Universidade Federal de Alagoas e, em 1984, recebeu o Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq e pela Fundação Roberto Marinho. Dedicou-se à área de Química Orgânica, destacando-se tanto no ensino como na pesquisa e na administração. É responsável por uma produção científica significativa, totalizando 115 publicações. Além das atividades na Universidade Federal de Alagoas, atua como professora-orientadora na Universidade Federal de Pernambuco.

Indicação: Faculdade de Farmácia

MAURÍCIO JOSÉ CORRÊA

Nascido em São João de Manhuaçu (MG), graduou-se em Direito. Em 1987, foi eleito senador pelo Distrito Federal e participou dos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte. Foi ministro da Justiça durante o Governo Itamar Franco. Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, em 1994, e, em 1997, passou a integrar, como juiz efetivo, o Tribunal Superior Eleitoral, do qual foi eleito vice-presidente, em 1999, e presidente, em 2001. Em 2003, foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal.

Indicação: Faculdade de Direito

ROSÂNGELA RENNÓ GOMES

Natural de Belo Horizonte (MG), graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e em Artes Plásticas na Escola Guignard. Em 1997, obteve o título de doutora em Artes na Escola de Comunicações e Artes da USP. Integrou o Visorama, importante grupo de estudos de arte contemporânea. Produziu objetos e instalações a partir da apropriação de imagens fotográficas de arquivos públicos e privados e de textos extraídos de jornais. Participou da Bienal de Veneza, da Bienal Internacional de São Paulo, e da Bienal de Johanesburgo, África do Sul, em 1997.

Indicação: Escola de Arquitetura

SHIRLEY PAES LEME PAIVA ARANTES

Nascida em Cachoeira Dourada (GO), graduou-se em Desenho pela Escola de Belas-Artes, onde foi aluna de Amilcar de Castro. Construiu uma obra original e articulada, solidamente estruturada na exploração do desenho e da escultura. Recebeu, entre outros, os prêmios Funarte e MEC, em 1982; Menção Especial na VIII Bienal Internacional da Polônia, em 1996; e o prêmio Artista em Residência Künsthaus Bethanien, Berlim, em 1999. É professora na Universidade Federal de Uberlândia.

Indicação: Escola de Belas-Artes

WADSON DE OLIVEIRA LIMA

Natural de Belo Horizonte (MG), graduou-se em Educação Física pela UFMG. Atual técnico da Seleção Brasileira Juvenil, conquistou, entre outros, o Mundial Infanto-Juvenil (1997) e o Sul-Americano Juvenil (1998, 2000 e 2002) de vôlei feminino. Entre 1997 e 2000, foi secretário municipal de Esportes. Atualmente, é vereador pelo PSB e presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Indicação: Escola de Educação Física

  HOMENAGENS PÓSTUMAS

HERBET JOSÉ DE SOUZA

Natural de Bocaiúva (MG), graduou-se pela Faculdade de Ciências Econômicas, onde obteve o diploma de Bacharel em Sociologia e Política e Administração Pública. Com o golpe de 64, passou a atuar na resistência à ditadura militar. No começo da década de 70, Betinho morou no Chile, Canadá e México. Em 1979, voltou ao Brasil e dois anos depois fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Em 1992, foi um dos líderes do Movimento pela Ética na Política, que culminou com o impeachment do então presidente Fernando Collor. Pouco depois, lançou o projeto Ação da cidadania contra a miséria e pela vida, um dos maiores movimentos de solidariedade social já vistos no país.

PEDRO NAVA

Nascido em Juiz de Fora (MG), formou-se pela Faculdade de Medicina. Construiu uma brilhante carreira na Medicina, tendo sido professor catedrático de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas e professor titular da Escola de Aperfeiçoamento Médico da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Com mais de 300 trabalhos publicados, notabilizou-se como grande especialista em Reumatologia. Sua carreira de memorialista começou no final dos anos 60, após ter reduzido suas atividades na Medicina. De 1972 a 1983, lançou seis livros: Baú de ossos, Balão cativo, Chão de ferro, Beira-mar, Galo-das-trevas e O círio perfeito.

TANCREDO NEVES

Nascido em São João Del Rey (MG). Formado em Direito pela antiga Universidade de Minas Gerais (UMG), hoje UFMG. Foi vereador em sua cidade natal; deputado estadual constituinte, eleito em 1946; deputado federal, eleito em 1951; ministro da Justiça de Getúlio Vargas, em 1953 e 1954; Primeiro Ministro, entre 1961 e 1962; e deputado federal por vários mandatos, nas décadas de 1960 e 1970. Tornou-se senador, em 1978, e governador de Minas Gerais, em 1982. Em 1985, elegeu-se presidente da República depois de duas décadas de regime militar. Morreu antes de tomar posse.