Busca no site da UFMG




Nº 1446 - Ano 30 - 8.7.2004


 

Neurociências

Inteligência artificial, memória emocional e plasticidade do sistema nervoso são alguns dos temas em debate na Semana Acadêmica de Neurociências , que o Diretório Acadêmico (DA) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) realiza de 30 de agosto a 3 de setembro, no campus Pampulha.

Aberto a estudantes, pequisadores e profissionais das áreas de ciências biológicas e exatas, o evento contará com a presença de especialistas da UFMG e de outras universidades brasileiras, como USP, Unicamp e UnB.

As palestras ocorrem entre 18h30 às 21h30, no ICB. Alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional da UFMG receberão crédito pela participação no evento. Mais informações pelo telefone (31)3499-2543.

Comunicação nas Ifes

Cerca de 100 profissionais de comunicação de todo o país participaram, entre os dias 9 e 11 de agosto, do 2 O Encontro Nacional de Rádios, TVs e Assessorias de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O evento, realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, debateu o papel das assessorias de comunicação na construção da imagem das universidades federais de ensino. A UFMG foi representada pela diretora do Cedecom, Maria Céres Pimenta Castro, e pelo jornalista Marcílio Lana, coordenador da TV UFMG.

O debate resultou na criação de grupo de trabalho que se debruçará sobre a criação de uma agência de notícias das Ifes. Ele é formado por representantes da UFMG, UFF e da UFRGS. Outra novidade _ esta já em fase de testes _ é a criação de um banco virtual de programas para as emissoras. A idéia é unir esforços e criar uma programação diversificada e diferenciada.

Liberato Didio

Em sessão solene, a Faculdade de Medicina prestou, no último dia 19, homenagem póstuma ao professor Liberato João Affonso Didio, um de seus mais ilustres docentes, falecido em julho deste ano, aos 82 anos. Na ocasião, foi inaugurado retrato do homenageado na sala que leva seu nome e onde ele ministrou sua primeira aula na Unidade.

A homenagem foi proposta pelo professor Ernesto Lentz, do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, ex-aluno de Didio, e pela professora Iracema Matilde Baccarini, presidente da Associação do Professor Sênior da Faculdade de Medicina, oradora oficial da solenidade.

Ex-catedrático de Anatomia da Faculdade de Medicina da UFMG e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Liberato Didio é considerado "o pai de todos os anatomistas que estão em exercício em nossa faculdade", segundo definição do professor Ernesto Lentz. Nascido em São Paulo, Didio mudou-se para Belo Horizonte em 1954, quando prestou concurso para a cadeira de anatomia da Faculdade de Medicina. "Ele tinha uma maneira diferente de ensinar, com grande ênfase na parte prática. Didio também impulsionou a atividade de pesquisa em anatomia, tendo orientado 27 teses durante os dez anos em que aqui lecionou", assinala Ernesto Lentz.

Didio mudou-se depois para os Estados Unidos, onde foi professor da Universidade de Chicago e idealizador da Faculdade de Medicina de Toledo, em Ohio.

Engenho Nogueira

Com o objetivo de melhorar a qualidade das águas e de gestão das regiões que formam o Rio das Velhas, o Projeto Manuelzão acaba de criar o subcomitê da bacia do córrego do Engenho Nogueira, que corre nas imediações do campus Pampulha.

O subcomitê foi instituído em seminário realizado no dia 10 de agosto, na Estação Ecológica, e contou com participação de representantes do poder público, da sociedade civil e dos usuários de água da região, como Coca-Cola, CDTN, Shopping Del Rey, Concretex, Lafarge e Ministério do Exército. No seminário também foi definida a comissão coordenadora do subcomitê. A engenheira Eliane Ferreira, responsável pelo projeto de gerenciamento de resíduos da UFMG, representa os usuários de água.

A iniciativa de criação do subcomitê partiu da Universidade. "Nosso interesse é reunir todas as unidades que integram a bacia do córrego para discutir formas de reduzir o impacto das nossas atividades sobre as águas do Engenho Nogueira", diz Eliane Ferreira. O subcomitê, com caráter propositivo e consultivo, se reunirá mensalmente. A primeira reunião está marcada para 14 de setembro. O Córrego do Engenho Nogueira abrange a região no entorno do campus da Pampulha, com alguns trechos a céu aberto e outros já canalizados.

Novos Ilustradores

Está aberta à visitação no segundo andar do prédio da Faculdade de Letras a 3 a Exposição Novos Ilustradores (foto), que reúne trabalhos produzidos no último semestre pelos alunos da Escola de Belas-Artes (EBA), nas disciplinas de ilustração e técnicas de desenho e em oficinas de pesquisa da Escola.

A mostra é organizada pelo Grupo Linha, formado pelos professores Maria do Céu Diel, Marcelo Kraiser, Conceição Bicalho e Vlad Eugen Poenaru, da Escola de Belas-Artes. Entre os trabalhos estão obras produzidas na Oficina de Monotipia que ilustraram a quarta edição da revista Diversa, publicação do Centro de Comunicação (Cedecom).

A exposição, que pode ser visitada até 15 de setembro, conta ainda com oficinas de extensão sobre os temas de criação de imagens, realizadas pelos professores e monitores, e financiadas pela Pró-Reitoria de Extensão. Mais informações sobre a programação das oficinas no Centro de Extensão da EBA pelo telefone (31) 3499-5256.

Foto: Foca Lisboa