Busca no site da UFMG

Nº 1506 - Ano 32
27.10.2005

Pró-RH abre vagas para programa que custeia mensalidades em curso superior

Inscrições vão até 4 de novembro; sorteio dos servidores será no dia 10

Luciana Carvalho

e ingressar no ensino superior não é tarefa fácil, mais difícil, para muitos, é permanecer e sair dele. Com o objetivo de auxiliar os servidores técnicos e administrativos da UFMG a fazerem um curso universitário, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Pró-RH) mantém, há dois anos, o Programa Bolsa Ensino Superior, vinculado ao Programa Integrado de Desenvolvimento (Progrid). Essa bolsa concede, até o final do curso, R$ 100 mensais, mediante renovação semestral, para ajudar no custeio das mensalidades. As inscrições para 2006 estão abertas até 4 de novembro. As 20 bolsas ofertadas são distribuídas por meio de sorteio.
Marcus Vinícius dos Santos

Célia Graveli: chance para quem não ingressou na UFMG

O programa é resultado de reivindicação de um grupo de funcionários da UFMG, que, estimulado pelo Programa Bolsa Pré-Vestibular, também da Pró-RH, sugeriu a criação de um auxílio destinado a quem já está na faculdade. Adelina Ornelas Queiroz, que trabalha na biblioteca da Face, atuou como porta-voz do grupo. "Um colega sugeriu que eu enviasse um e-mail para os funcionários que, assim como eu, precisavam de ajuda para pagar as mensalidades. Reunimos os interessados, elaboramos uma carta e conversamos com a Pró-Reitora de Recursos Humanos da época, Maria José Gazzi Salum, para sugerir a criação so Programa", explica Adelina. Após analisar o projeto, a Pró-RH abriu vagas para a primeira edição do sorteio da bolsa, que é ofertada desde o segundo semestre de 2003.

Maria Betânia Aparecida, que trabalha atualmente na Pró-RH, foi sorteada na primeira edição do programa. Formada em Matemática (licenciatura plena) pelo Centro Universitário Uni-BH, ela avalia que "a ajuda é muito boa, pois muitos funcionários deixam de cursar a faculdade por não conseguirem pagar as mensalidades". Betânia se formou em julho de 2004 e, juntamente com Adelina Queiroz, participou do grupo que pediu o benefício à Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

Outra funcionária que fez parte das negociações para implementação do programa e também beneficiada por ele é Maria Célia Graveli, secretária do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina. Estudante do curso de Psicologia da PUC-Minas, ela afirma que muitas pessoas passaram a fazer cursinho para passar no vestibular e tentar a bolsa. "Esse programa é uma ótima oportunidade para quem não pôde ingressar na UFMG, servindo de incentivo àqueles que querem e precisam de curso superior" diz.

Avanços

Ao longo desses dois anos, o Programa vem sofrendo alguns aperfeiçoamentos. Um deles é a ampliação de seu alcance. Já na segunda edição, a Pró-RH aumentou, de 10 para 20, o número de bolsas ofertadas. Outra modificação é a extensão do programa aos funcionários que já possuem curso superior e querem fazer outro. Mas, para concorrer, eles se submetem a um critério diferenciado. As 20 vagas disponíveis são destinadas àqueles que ainda não completaram o ensino superior. A partir desta edição, os inscritos com curso superior disputarão as vagas provenientes de desistências e da não-renovação de bolsas de edições anteriores.

"Para os servidores, este é um recurso muito importante, pois é um estímulo da própria instituição para que os funcionários procurem sempre se aprimorar", afirma Walter Alcântara de Matos Filho, chefe da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (CEDRH).

Como participar

Para participar do sorteio, os servidores técnicos e administrativos devem estar em pleno exercício das suas atividades e terem sido aprovados em estágio probatório. Precisam também ter completado o Ensino Médio e estar matriculados em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os servidores licenciados poderão participar desde que o afastamento não ultrapasse um mês. Os funcionários com problemas disciplinares ou com pendências em relação a outros programas da Pró-Reitoria de Recursos Humanos não poderão ser beneficiados.

O valor da bolsa, para quem estuda em entidades particulares, é de R$100 por mês. Para os servidores que cursam graduação em instituições públicas, o benefício equivale à quantia cobrada pela taxa semestral do Fundo de Contribuição de Bolsas ou o correspondente exigido pela instituição de ensino.

As inscrições podem ser feitas apenas na página www.ufmg.br/prorh, onde o edital do programa está disponível na íntegra. Caso o servidor não tenha acesso à Internet, é possível fazer a inscrição na secretaria de sua unidade ou no Departamento de Recursos Humanos (DRH), na Unidade Administrativa 3, campus Pampulha, apresentando o contracheque do mês de setembro de 2005 e documento de identidade. O sorteio das 20 bolsas do segundo semestre e das remanescentes de outras edições do programa será aberto ao público e ocorrerá no dia 10 de novembro, às 11h, na sala 1 do Departamento de Recursos Humanos.