![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|||
![]() |
Nº 1518 - Ano 32
16.02.2005
Embaixadora romena na UFMG
A UFMG recebeu, no dia 7 de fevereiro, a visita da embaixadora da Romênia no Brasil, Monica Grigorescu (foto). Acompanhada pelo cônsul honorário de Belo Horioznte, Ricardo Costin, ela foi recebida pelo professor Mauro Braga, chefe de gabinete da reitora Ana Lúcia Gazzola, que se encontrava em viagem, e pela diretora de Relações Internacionais, Sandra Regina Goulart Almeida, e pró-reitores acadêmicos.
Foca Lisboa![]() |
Segundo Sandra Goulart, a embaixadora veio à Universidade com a intenção de estabelecer laços de cooperação acadêmica. Embora as universidades romenas ainda não mantenham vínculos com a UFMG, a diplomata demonstrou o interesse daquele país em firmar parcerias com instituições de ensino superior brasileiras. As áreas priorizadas pelos romenos para o intercâmbio universitário são arquitetura, direito, ciências sociais, medicina e tecnologia em geral.
Fotos de futebol
O fascínio que a bola exerce nos povos do mundo inteiro é retratado por uma exposição de 52 fotos em cartaz no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174). A mostra, que já percorreu Londres, Cidade do Porto e Sarajevo, entre outras cidades, foi produzida pelo Goethe-Institut.
“O futebol tem uma linguagem universal. Mesmo com sotaques diferentes, é compreendido nos bairros pobres e nas metrópoles globalizadas; nos povoados da Baviera e nos vilarejos de Burkina Faso”, diz a professora Jutta Limbach, ao analisar a exposição para o site do Goethe-Institut.
A dimensão do interesse pelo tema também pode ser confirmada pelo percurso e tempo que as fotos permanecem expostas ao público: a turnê mundial começou em fevereiro de 2004 e deve terminar em agosto de 2006, após a Copa do Mundo na Alemanha. Em Belo Horizonte, a exposição pode ser vista apenas até 24 de fevereiro.
A realização da mostra é uma parceria do Centro Cultural e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e fica aberta das 9 às 21h. A entrada é franca. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (31) 3238-1078.
Projeto Guanabara
Estão abertas as inscrições para as atividades do Projeto Guanabara, iniciativa de extensão da UFMG vinculada ao Programa Educação pelo Esporte, do Instituto Ayrton Senna/Audi. São 220 vagas destinadas a crianças e jovens da comunidade externa e a filhos de servidores e tercerizados.
O projeto oferece atividades esportivas, culturais, educacionais e de manutenção da saúde, o que inclui assistência clínico-odontológica em parceria com a Faculdade de Odontologia. Mais informações sobre o Projeto Guanabara pelo telefone (31) 3499-2343 ou na página www.eeffto. ufmg.br/projetoguanabara.
Línguas estrangeiras
Professores de inglês ou espanhol, ligados a instituições municipais ou estaduais de ensino, têm até 23 de fevereiro para se inscreverem no Curso de Educação Continuada para Professores de Línguas Estrangeiras da Rede Pública. Organizada pela Faculdade de Letras (Fale), a iniciativa é gratuita e busca promover a capacitação lingüística e metodológica dos docentes.
O curso, que começa em março, integra as ações do projeto Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (Educonle). A taxa de inscrição é de R$ 10,00. Mais informações na página eletrônica www.ufmg.br/educonle ou pelo telefone (31) 3499-6006.
Ônibus interno
A partir do dia 6 de março, data de reinício das aulas, mais uma linha de ônibus interno passará a circular no campus Pampulha, a B1. Esta é a quarta linha que serve a comunidade universitária: as outras são a A e B (que circulam no período letivo) e C, operada apenas nas férias.
O itinerário e os horários do “branquinho”, como é mais conhecido o ônibus interno, podem ser conferidos na página www.ufmg.br/servicos.
Bolsa Ensino Superior
Estão abertas até 24 de fevereiro as inscrições para o programa Bolsa Ensino Superior, gerenciado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e vinculado ao Programa Integrado de Desenvolvimento (Progrid). A iniciativa oferece ajuda financeira a servidores da UFMG que cursam o ensino superior.
Os funcionários da Universidade matriculados em instituições particulares receberão bolsa no valor de R$ 120,00 por mês, 20% superior à oferecida em anos anteriores. Já os alunos de universidades públicas serão contemplados com o valor referente à contribuição ao fundo de bolsas. A partir desta edição, servidores em estágio probatório também poderão concorrer ao benefício.
As 20 bolsas serão distribuídas entre aqueles que estudam em faculdades particulares e não possuem diploma de curso superior. Os servidores que estudam em instituições públicas recebem automaticamente o benefício e não precisam participar do sorteio.
Os interessados devem se inscrever na página www.ufmg.br/prorh. Caso não tenha acesso à internet, o servidor deve dirigir-se à Secretaria de sua Unidade ou ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH), Unidade Administrativa III, campus Pampulha, munido do contracheque do mês de dezembro de 2005 e do documento de identidade. A distribuição das vagas será feita em sorteio público no dia 9 de março, às 11h, na sala 01 do DRH.