Busca no site da UFMG

Nº 1530 - Ano 32
11.05.2006

Intercâmbio

De 17 a 19 de maio, a UFMG recebe, nas secretarias dos colegiados de curso, inscrições ao próximo intercâmbio internacional para alunos de graduação. Os estudantes selecionados serão isentos do pagamento das taxas escolares nas instituições estrangeiras anfitriãs. Eles deverão arcar com os custos de hospedagem, alimentação, transporte e outras despesas eventuais.

O edital deste ano prevê aumento do número de vagas e de instituições parceiras – 181 e 37, respectivamente. “Esse crescimento expressa o fortalecimento da política de internacionalização da UFMG”, destaca Eliana Regina de Freitas Dutra, diretora de Relações Internacionais. Entre as novidades, destacam-se a entrada da Dinamarca e de Israel no intercâmbio e a retomada com Chile e Espanha.

Os candidatos interessados devem apresentar histórico escolar oficial da UFMG, comprovante de matrícula em disciplinas do semestre em curso, certificado de proficiência linguística e formulário de inscrição (disponível na página www.ufmg.br/dri) preenchido.


Ramayana recebe diploma do CNPq

O professor Ramayana Gazzinelli, do departamento de Física do ICEx, recebeu, no último dia 26, em Brasília, o diploma de Pesquisador Emérito de 2006 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O título é concedido a pesquisadores pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica. Além dele, outros oito cientistas foram agraciados com o diploma.

Graduado em engenharia pela UFMG, Gazzinelli é mestre e doutor em física pela Universidade Columbia de Nova York. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Ramayana exerceu papel relevante no fortalecimento do Departamento de Física da Universidade, do qual é professor emérito.

Inclusão produtiva

Dois projetos de inclusão produtiva da UFMG serão financiados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome: o Laboratório de tecnologia social Contagem, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre o Trabalho Humano (Nesth) do departamento de Ciência Política; e Mosaico: incubação de cooperativas e associações para o fortalecimento do grupo de mulheres e jovens na geração de trabalho e renda. Os dois são resultado de parceria entre os programas Pólos de Cidadania e Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.

De acordo com os critérios adotados pelo Programa de Promoção de Inclusão Produtiva de Jovens, cada instituição poderia inscrever apenas dois projetos, selecionados pelas respectivas pró-reitorias de extensão. No caso da UFMG, as duas propostas inscritas foram aprovadas. Cada uma receberá a quantia de R$ 240 mil.

O Laboratório de tecnologia social trabalha com cooperativas de mulheres em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já o Mosaico possui três eixos de atuação: trabalho cooperativo de mulheres no município de Padre Paraíso; organização de pequenos criadores de cabra em Ponto dos Volantes, no médio Jequitinhonha; e artesanato em bambu, em Açucena.


Gestão de competências


Apresentar experiências de gestão das maiores organizações brasileiras e contribuir para o debate acadêmico e profissional sobre os desafios contemporâneos são os objetivos do III Workshop sobre gestão de competências em organizações – valorizar o indivíduo para valorizar a organização, que será realizado em Belo Horizonte, em 9 de junho. O evento, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar sobre Gestão em Organizações (não) Empresariais da UFMG, acontecerá no auditório do segundo andar da Face, à rua Curitiba, 832.

Durante o workshop, que começa às 9h15, especialistas da UFMG abordarão temas relacionados à remuneração e gestão de competências em organizações brasileiras. Mais informações pelo telefone (31)3279-9044 ou na página www.cepead.face.ufmg.br/nucleos.


Música caribenha no Quarta Doze e Trinta

A artista cubana Teresa Morales (foto) é a atração da próxima edição do Quarta Doze e Trinta, que será realizado no dia 17 de maio, às 12h30, na Praça de Serviços, no campus Pampulha. Formada em Artes Cênicas e Piano pela Escola Nacional de Artes de Cuba, a cantora também cursou canto e folclore na Escola Ignácio de Cervantes e trabalhou em emissoras de rádio como locutora e atriz.

Teresa Morales apresenta show com canções de artistas consagrados, como Pablo Milanês, acompanhada de músicos brasileiros que pesquisam ritmos caribenhos. A cantora, que mora em Belo Horizonte há oito anos, já se apresentou nas principais cidades de Cuba e na Espanha, Angola, Egito e Etiópia.

O Quarta Doze e Trinta é realizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com entrada franca.