Busca no site da UFMG

Nº 1550 - Ano 32
2.10.2006

Prêmio Finep

A Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CT&IT) conquistou o segundo lugar do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na região Sudeste, concorrendo na categoria Instituições de Ciência e Tecnologia. O prêmio foi entregue em Vitória, no dia 20 de setembro. A UFMG foi representada na cerimônia pelo professor Márcio Ziviani, diretor-executivo da Fundep, e pela advogada Juliana Crepaldi, da CT&IT.
No ano passado, a UFMG ficou em terceiro lugar na mesma categoria. Este ano, a vencedora foi a agência de inovação da Unicamp, enquanto a Embrapa ficou com o terceiro lugar.

Rock no Centro Cultural

O rock jovem da banda Aldan invade o Centro Cultural UFMG neste sábado, 7 de outubro, às 19h30. Formado por universitários, o grupo apresenta ao público seu primeiro disco demo, Pra se ter uma idéia. As referências musicais da banda vão do pop rock à MPB, passando pelo samba e pelo Clube da Esquina. A entrada custa R$ 5 e dá direito ao CD. O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174. Informações pelo telefone (31) 8899-8994.


Hip Hop

O Centro Cultural UFMG recebe, a partir de 7 de outubro, o ciclo de oficinas do Projeto Hip Hop.doc. Nascido na periferia, o hip hop é uma manifestação cultural cada vez mais influente nos grandes centros. O projeto reúne expoentes do hip hop brasileiro, como MC Gaspar, do Z’ África Brasil (SP); Renegado, vocalista do NUC (BH); Frank Ejara, do grupo Discípulos do Ritmo (SP); a rapper Ana Cecília, do grupo Atitude Feminina (DF); DJ Raffa (DF) e DJ Acoisa (BH); e os grafiteiros Denise Leroy e Binho Barreto (BH).

Rap feminino, street dance, DJ e Graffiti são os temas das oficinas, gratuitas, e que serão realizadas até 22 de outubro, nos turnos da manhã e tarde. O objetivo da iniciativa é apresentar novos suportes, técnicas, veículos e metodologias da cultura hip hop a jovens instrutores e arte-educadores. Mais informações pelos telefones (31) 3297-1013 e 3297-1014.

Seresta no Quarta Doze e Trinta

O Grupo de Seresta Som da Lira, formado por deficientes visuais, ex-alunos do Instituto São Rafael, é a atração do programa Quarta Doze Trinta do dia 4 de outubro, às 12h30, na Praça de Serviços. Regido pelos professores Jesus Ferreira e Tarcísio Vianna, o grupo é formado por 15 vozes masculinas e femininas acompanhadas por acordeon, violões, pandeiro e afoxé.

A promoção é da Diretoria de Ação Cultural (DAC), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.

Oftalmologista da UFMG ganha prêmio internacional

O professor Márcio Bittar Nehemy, da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da UFMG, recebeu, em setembro, o Senior Honor Award, concedido pela Sociedade Americana de Especialistas em Retina (ASRS). O prêmio reconhece a relevância da pesquisa do professor, cuja equipe apresentou 21 trabalhos nas últimas cinco edições de eventos da ASRS.

A premiação foi anunciada durante o Congresso Mundial de Retina, realizado em Cannes, na França, entre os dias 9 e 13 de setembro. Cerca de 2000 especialistas de 70 países participaram do evento.

Durante o congresso, Nehemy apresentou três trabalhos. Dois deles mostraram os resultados da aplicação de técnicas para tratar o descolamento de retina grave. Em uma, o procedimento é realizado na mesma cirurgia em que se faz tratamento de catarata. A outra vale-se de microincisões para retirada completa de óleo de silicone, usado para solucionar o descolamento de retina grave. A terceira pesquisa propôs tratamentos para pacientes com pressão baixa nos olhos, a partir de estudos de ultra-som.


Cinema dos oprimidos

O Centro Cultural UFMG sedia, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, o Festival Latinoamericano da Classe Obreira, que reúne produções cinematográficas sobre o universo dos movimentos sociais e grupos minoritários e oprimidos da América Latina – trabalhadores, índios, negros, mulheres, homossexuais, desempregados e estudantes.

Esta é a terceira edição do Festival, realizado nos anos anteriores na Argentina e na Bolívia. As sessões ocorrerão sempre às 19h, no auditório do Centro Cultural (avenida Santos Dumont, 174, com entrada franca). A programação pode ser conferida na página da produtora Avesso Filmes, realizadora do Festival na capital mineira (www.avessofilmes.com.br).


DCE

chapa Mutirão, que venceu as últimas eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), foi empossada na última sexta-feira, dia 22, em cerimônia na Praça de Serviços. A posse foi prestigiada pelo reitor Ronaldo Pena e pela vice Heloísa Starling. O mandato é de um ano. De acordo com Fagner Sena, um dos tesoureiros da nova gestão, a prioridade é elaborar propostas para o Plano de Desenvolvimento Institucional. “É fundamental que participemos dos rumos da Universidade e este plano tem impacto na UFMG como um todo”, afirma.

Foca Lisboa

A direção do DCE é feita de forma colegiada, com 27 integrantes, sendo três coordenadores-gerais, dois tesoureiros, um secretário e 21 secretários temáticos. Entre as propostas da nova direção estão a transferência da sede do DCE do centro de Belo Horizonte para o campus Pampulha, a criação do orçamento participativo para financiar projetos acadêmicos e culturais e a defesa da construção de um espaço específico para a realização de festas no campus.