Busca no site da UFMG

Nº 1550 - Ano 32
2.10.2006

Medicina é o curso
mais concorrido do Vestibular 2007

s 4.674 vagas oferecidas pelo Vestibular 2007 da UFMG serão disputadas por 62.883 candidatos, um índice geral de 13,4 candidatos por vaga. Medicina voltou a ser o curso mais concorrido, com 27,94 candidatos, seguido de Comunicação Social (23,49), Administração – Noturno (22,54), Fisioterapia (20,45) e Ciências Biológicas (20,43).

O balanço foi divulgado pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) no dia 26 de setembro. Do total de inscritos, 1.651 declararam-se treineiros, candidatos que farão as provas, mas que não concorrerão a uma vaga na Universidade por não terem concluído o ensino médio.
Foca Lisboa

Em comparação com o concurso passado, houve diminuição de aproximadamente 7% no número de candidatos. Um total de 67.847 pessoas concorreram ao Vestibular 2006, que contou com índice geral de 14,5 canditados/vaga. Dos 62.883 inscritos na edição 2007 do concurso, 11.676 foram isentos da taxa de inscrição ao Vestibular, que este ano custou R$ 115. A isenção parcial – 50% do valor da taxa – foi concedida a 3.314 pessoas.

O coordenador-geral do Vestibular da UFMG, professor Marcus Vinícius de Freitas, considera normal a pequena diminuição no número total de candidatos: “O índice ficou dentro de nosso prognóstico. Essa variação é absolutamente natural”, afirma o coordenador. Para o professor Freitas, a tradição do curso de Medicina é o que o mantém na liderança da lista dos mais procurados. “A Medicina é uma área que continua catalisando o respeito e as expectativas sociais. Os outros cursos mais procurados também seguem uma seqüência histórica. Nos últimos 10 anos, eles se revezam nos primeiros lugares”, explica.

As provas da primeira etapa do concurso acontecem nos dias 2 e 3 de dezembro, em Belo Horizonte, Barbacena, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. A segunda etapa será realizada, de 8 a 16 de janeiro de 2006, apenas na capital mineira e em Montes Claros.


Escola de Arquitetura mantém intercâmbio com universidade alemã

stimular o intercâmbio da Escola de Arquitetura da UFMG com uma das mais importantes instituições alemãs no campo do design e dos estudos arquitetônicos. Esse é objetivo do Programa Unibral: Arquitetura, Arquitetura de Interiores e Design, formalizado em convênio assinado pela UFMG e Universidade Técnica Lippe und Höxter, de Detmond. Com a iniciativa, alunos bolsistas e professores brasileiros e alemães poderão, respectivamente, estudar e ensinar nos dois países. “O Programa pretende aproximar os currículos entre as duas instituições e promover reconhecimento acadêmico mútuo”, explica o professor Leonardo Barci Castriota, diretor da Escola.

Com financiamento da Capes e do DAAD alemão, o Unibral investe em associações universitárias permanentes e mais eficientes, através de parcerias entre instituições congêneres. Além do reconhecimento automático de créditos e adaptação recíproca de currículos, o Programa é importante por estimular o trabalho conjunto de pesquisadores e aprimorar a formação dos estudantes.

No caso da parceria entre a Escola de Arquitetura e a Universidade Lippe und Höxter, a ênfase foi dada às áreas de patrimônio e restauração; planejamento urbano e meio ambiente; projeto de mobiliário, design gráfico e de interiores e design. “Os alunos brasileiros selecionados terão suas passagens de ida e volta pagas, além de receberem bolsa de manutenção, na instituição alemã, por um ano”, explica Castriota.

Os primeiros alunos brasileiros, escolhidos em processo seletivo, viajaram para a Alemanha no dia 17 de setembro. No mês de outubro, os professores Leonardo Castriota e Andréa Franco vão ministrar cursos em Detmond. Ao Brasil, chegaram dois alunos alemães, acompanhados da professora Utta Pottgiesser, que dará aulas na Escola de Arquitetura sobre recuperação de edifícios verticais.

Referência internacional, a Universidade Técnica Lippe und Höxter trabalha, em seu curso de Arquitetura, com aspectos de construção ecológica, renovação e recuperação de fachadas, edificações, monumentos e planejamento urbano.