![]() |
Inmet instala estação meteorológica
no campus Pampulha
Regis Gonçalves
UFMG acaba de ser integrada ao sistema internacional de medição climatológica que opera sob a sigla da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), órgão vinculado à ONU, com sede em Genebra. Essa integração é resultado da inauguração, no último dia 4, da Estação Meteorológica no campus Pampulha, instalada na Estação Ecológica.
Foto: Foca Lisboa![]() |
A estação foi inaugurada pela vice-reitora Heloísa Starling, ao lado do diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antônio Divino de Moura; do coordenador do 5o Distrito Meteorológico, Fulvio Cupolillo; da diretora do Instituto de Geociências (IGC), Cristina Augustin; do coordenador acadêmico e do diretor da Estação Ecológica, respectivamente, Bernardo Gontijo e Celso Baeta Neves.
O diretor do Inmet, que veio especialmente de Brasília para a cerimônia, disse sentir-se à vontade “em minha alma mater”, pois formou-se em engenharia pela UFMG, tendo recebido a medalha de ex-aluno destaque em 2003. Ele assinalou a importância da nova estação meteorológica, totalmente automatizada, que integra projeto de uma malha de 500 estações congêneres em todo o país.
“Por estar situada em uma reserva ecológica, a Estação Meteorológica instalada aqui na UFMG abre a possibilidade para a realização de atividades de pesquisa e extensão relativas a esse microclima, especialmente nas áreas de geociências, biologia e ecologia, que certamente trarão importante contribuição ao nosso Instituto”, afirmou Antônio Divino. A vice-reitora Heloísa Starling anunciou que a Reitoria tem planos para implantar uma infra-estrutura de apoio à pesquisa no local.
A estação
A Estação Meteorológica inaugurada no campus Pampulha é a terceira que o Inmet implanta na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua construção custou US$ 40 mil, utilizados na compra de equipamento da marca Vaisala, na Finlândia. Ele é constituído basicamente por um anemômetro, que mede a direção e a intensidade do vento; um pluviômetro para medir a precipitação de chuvas; um diamômetro que registra as ondas eletrônicas emitidas pelos raios solares. O “coração” da estação é o Datalog, computador que processa os dados coletados e os repassa ao satélite Brasilsat.
A estação pode captar dados num perímetro de 50 quilômetros. As medições realizadas são disponibilizadas de hora em hora na página do Inmet: www.inmet.gov.br. A UFMG também oferece o serviço de previsão do tempo em seu site, no endereço www.ufmg.br/servicos/meteorologia.shtml.