Busca no site da UFMG

Nº 1565 - Ano 33
12.2.2007

SBPC
A 59a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será realizada apenas no mês de julho, mas quem se inscrever para o evento até o dia 28 de março receberá um desconto substancial. Estudantes universitários e professores do ensino básico pagam taxa de R$ 30 até aquela data; a partir do dia 29 o valor sobe para R$ 70.

O encontro é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores dos ensinos básico e superior e pesquisadores. O tema desta edição será Amazônia: desafio nacional. A reunião ocorrerá em Belém, no campus básico da Universidade Federal do Pará (UFPA), entre 8 e 13 de julho. Os interessados podem se inscrever pela página eletrônica do evento www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra.

Pensamento complexo
Até 27 de março, o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo (Neppcom), da Faculdade de Educação (FaE), recebe inscrições para apresentação de trabalhos no II Seminário do Neppcom, que será realizado em 25 e 26 de abril, no auditório da FaE, campus Pampulha. As comunicações devem mostrar experiências alternativas no campo da educação, por meio do conhecimento construído em redes, e suas possibilidades teórico-metodológicas.

A programação do encontro discutirá trabalho comunitário, movimentos sociais, experiências alternativas, conhecimento em redes, além de questões teórico-metodológicas visando à efetivação de práticas inclusivas. Mais informações pelo telefone (31) 3499-6360 e na página www.fae.ufmg.br/neppcom.

Iniciação científica
O CNPq destinará três mil bolsas de Iniciação Científica para pesquisadores com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), níveis I e II. A concessão será feita por cotas, por meio de seleção pública, conforme edital em aberto. Está prevista a distribuição de duas mil bolsas a bolsistas PQ, nível I, e mil bolsas para pesquisadores nível II. O formulário eletrônico, por meio do qual deverá ser feita a proposta de solicitação de bolsas, já está disponível na página do CNPq, e as solicitações poderão ser feitas até o dia 4 de março.

As bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas a alunos de graduação com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, mediante participação do estudante em projeto de pesquisa, orientado por pesquisador qualificado.

As bolsas concedidas começam a vigorar em julho, e sua duração, correspondente ao período de vigência do projeto de pesquisa aprovado, alcançará, no máximo, 36 meses. Além das cotas para pesquisadores, as bolsas também são concedidas às instituições por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O edital está disponível na página www.cnpq.br/editais.

Estudos judaicos
O Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ) da UFMG recebe, até 30 de abril, artigos de pesquisadores, escritores e artistas para a publicação no Arquivo Maaravi - Revista Multidisciplinar de Estudos Judaicos da Universidade. O material deve ser enviado pelo e-mail arquivomaaravi@yahoo.com.br. De periodicidade semestral, Arquivo Maaravi conta com ISNN e pretende abrigar ensaios, resenhas, contos e poemas sobre temas da área.

Segundo a professora Lyslei Nascimento, da Faculdade de Letras e coordenadora do NEJ, maaravi é o termo em hebraico para ocidental ou do ocidente. “O Muro das Lamentações, para os judeus, é Kotel Maaravi, ou seja, Muro Ocidental. Nesse aspecto, a idéia da revista é ser um olhar ocidental da tradição judaica”, diz Lyslei.

Cada edição de Maaravi terá uma linha temática, que determinará um dossiê preestabelecido. O tema definido para essa primeira edição é Shoá: arquivos do bem, arquivos do mal. Em hebraico, o sentido de shoá é holocausto. “Consagrado pela crítica, o termo tem conotação religiosa, como se os judeus fossem imolados, sem questionamento. Então, utilizar o termo shoá, que significa ‘catástrofe’, considera que o que se abateu sobre os judeus foi um mal e retira disso o caráter religioso”, explica a professora.

As normas editorais da publicação podem ser conferidas na página www.ufmg.br/nej.

Alemão instrumental
O Centro de Extensão da Faculdade de Letras oferece, de março a julho deste ano, o curso de Alemão Instrumental para a Área de Lingüística, que busca desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos em alemão. As inscrições estão abertas até 9 de março e as aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, de 11h30 as 13h10, na Fale. Mais informações na página da Fundep (www.fundep.ufmg.br) e pelo telefone (31) 3499-4220.

História da arte italiana
Apresentar um panorama da história da arte italiana, em particular a pintura, analisando obras e artistas mais representativos dos diferentes estilos além de indicar itinerários das cidades italianas e seus museus para uma possível visitação são os objetivos do curso Panorama da história da arte italiana, com foco na pintura.

As aulas, ministradas em português, começam no dia 16 de março e terminam em 6 de julho. As inscrições podem ser efetuadas até 9 de março na página www.fundep.ufmg.br. Mais informações pelo telefone (31) 3499-4220.

Cátedra na Inglaterra
Até 19 de março, a Capes recebe inscrições para o programa Cátedra Capes/Seed – Universidade de Londres em Tecnologias Educacionais Inovadoras. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Capes, a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC) e o Instituto de Educação da Universidade de Londres.

O edital do programa oferece uma vaga para doutor, que deverá exercer atividades que estimulem o estudo e a pesquisa sobre a realidade brasileira no âmbito da tecnologia da informação aplicada na educação. O candidato selecionado contará com bolsa mensal de 3 mil libras esterlinas. Além disso, receberá um auxílio-instalação equivalente a 2 mil libras esterlinas, 800 libras esterlinas para despesas com seguro-saúde e passagem aérea de ida e volta para a Inglaterra.

Os interessados precisam ser doutores há pelo menos cinco anos, estarem credenciados como docentes e orientadores em programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes e ter fluência em inglês. O período de vigência das atividades será de maio a dezembro de 2007. O edital do programa está disponível na página www.capes.gov.br.