Busca no site da UFMG

Nº 1608 - Ano 34
06.05.2008

Aconte

Feira do Jequitinhonha

O campus Pampulha da UFMG recebe, até 10 de maio, a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. Essa é a nona edição do evento. Além de expor a arte dos moradores do Vale, a iniciativa contribui para a geração de renda e capacitação gerencial dos participantes. O evento é aberto ao público, que também poderá participar de diversas atrações musicais, como show de Sérgio Ricardo, programado para o dia 9, às 18h, no auditório da Reitoria. A realização é da Proex, DAC, Governo de Minas e Programa Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.

Prêmio da FNLIJ

O amor e o diabo em Angela Lago – a complexidade do objeto artístico, livro de André Mendes publicado pela Editora UFMG, ganhou o Prêmio FNLIJ Cecília Meireles, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. A obra foi vencedora da categoria Melhor Livro Teórico. A entrega do prêmio será em 26 de maio, no Rio de Janeiro, durante o 10º Salão FNLIJ.

O livro é resultado da dissertação de mestrado do autor, que recebeu em 2002 o Prêmio Moinho Santista Juventude. André Mendes aborda, com texto claro, conceitos complexos de arte, leitura e literatura, a partir da análise da obra de Angela Lago, escritora e ilustradora mineira que produz trabalhos sobretudo para o público infantil. Mais informações sobre o livro no site www.editora.ufmg.br.

Olimpíada de Química

O Departamento de Química do Icex/UFMG recebe inscrições para a Olimpíada Mineira de Química entre 12 e 16 de maio. As provas serão realizadas em duas fases: uma nas escolas inscritas e a outra no Icex, em junho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos professores ou responsáveis das escolas interessadas. O formulário está disponível na página www.qui.ufmg.br/omq ou pode ser solicitado pelo endereço eletrônico omq@qui.ufmg.br.

Direitos Humanos

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos e o Projeto República da UFMG planejam a edição de versão eletrônica do livro Direito à Memória e à Verdade, que recupera a trajetória de 479 militantes políticos vítimas da ditadura militar durante o período de 1961 a 1988. Discussões nesse sentido foram impulsionadas com a visita do ministro-chefe da Secretaria Paulo de Tarso Vannuchi à Universidade em 25 de abril.

Foca Lisboa
Paulo

A intenção é transpor o conteúdo para CD-ROM e gerar versão que possa ser baixada da Internet. A versão deverá incluir informações sobre o teatro, a música e a produção artística, compondo o contexto de época.

Lançado em 2007, o livro é resultado de 11 anos de trabalho da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos do governo federal. Na UFMG, Vannuchi (foto) visitou o monumento Liberdade, no gramado da Biblioteca Universitária, que homenageia quatro estudantes da UFMG mortos pela ditadura militar.

Declaração de bens

Todos os agentes públicos federais – o que inclui a maior parte dos servidores da UFMG – deverão, a partir deste ano, autorizar o acesso por meio eletrônico às cópias de suas declarações anuais de Imposto de Renda da Pessoa Física, com as respectivas retificações, ou apresentar em papel a declaração de bens e valores que compõem seu patrimônio. O prazo para apresentar as informações é 15 de maio.

Quem optar por permitir o acesso aos dados em meio eletrônico deverá preencher formulário de autorização. No caso da listagem dos bens em papel, o agente público deverá preencher o modelo disponível e acondicionar o documento em envelope lacrado. Os dois modelos de formulário podem ser acessados no site da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (www.ufmg.br/prorh). Os documentos deverão ser entregues à seção de pessoal da unidade ou do setor em que o servidor trabalha.
As duas formas de declaração de bens preservam o sigilo das informações patrimoniais. Somente terão acesso aos dados, para fins de análise da evolução patrimonial, os servidores dos órgãos de controle interno e externo, como a Auditoria da Universidade, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União.