Busca no site da UFMG

Nº 1655 - Ano 35
1.6.2009

acontece

100ª defesa em Genética

O programa de pós-graduação em Genética do ICB chegou à marca da 100ª defesa, no dia 22 de maio, com a dissertação de mestrado Multiplicação clonal in vitro de Jatropha curcas L. (pinhão-manso), de autoria de Kelly Cristina Magalhães Luiz. O trabalho da pesquisadora foi a 85ª dissertação de mestrado do programa e contou com a orientação do professor Evanguedes Kalapothakis. Ele compôs a banca examinadora da então mestranda com os professores Maria Rita Scotti Muzzi e Vasco Ariston de Carvalho A. Azevedo.

Programas do Vestibular 2010

Candidatos ao Vestibular UFMG 2010 já podem consultar os programas sobre os quais vão se basear as provas do concurso. As informações estão disponíveis no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da Universidade – www.ufmg.br/copeve. O edital foi publicado, no dia 21 de maio, no diário oficial Minas Gerais. Informações pelos telefones (31) 3409-4408 e 3409-4409.

Tradição portuguesa

O cantor e pianista português Mário Moita é o convidado desta semana do Quarta Doze e Trinta, com o espetáculo Fado ao piano, tradição de 1870 em Portugal. Peças românticas e alegres, incluindo composições próprias do pianista, constam da programação.

Moita começou a cantar fado aos 7 anos de idade. Aos 10, ingressou na Academia de Música Eborense, na qual estudou piano durante seis anos.

Em Reguengos de Monsaraz, terra do compositor de fados Alberto Janes, conheceu e conviveu com Fortunato Murteira, músico que tocava fado ao piano e lhe deixou um valor incalculável em partituras das décadas de 40, 50 e 60. Nos últimos anos, tem desenvolvido sua carreira fora de Portugal.

O concerto acontece no dia 3 de junho, às 12h30, no auditório da Reitoria. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4063.

Mercado das Pulgas

Até o dia 5 de junho, a Praça de Serviços recebe a 17ª edição do Mercado das Pulgas, feira de artesanato e objetos usados promovida pela Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG.

Para esta edição, foram selecionados 80 participantes, que vão expor e vender roupas, bolsas, calçados, brinquedos, peças e jornais antigos, livros, papéis de carta, quadros e utensílios de uso doméstico. O visitante também encontrará trabalhos artísticos como pinturas, cerâmica, bordados, arranjos de flores, bijuterias, velas e embalagens artesanais.
Criada em 2001, a feira é realizada duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro. “A ideia era proporcionar um ambiente de troca de produtos usados, em bom estado de conservação, entre os membros da comunidade acadêmica da UFMG. O sucesso foi tamanho, que abrimos também para a venda de artesanato”, conta Graça Ramos, da OAP. A feira ficará aberta das 9h às 17h.

Prêmio na Engenharia

O trabalho Caracterização microestrutural da interface argamassa mista/Bloco cerâmico, de autoria do doutorando Giulliano Polito e dos professores Antônio Neves de Carvalho Júnior (à direita na foto) e Paulo Roberto Gomes Brandão, da Escola de Engenharia, ficou em primeiro lugar na avaliação do Comitê Científico do Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas. O evento ocorreu entre 19 e 22 de maio, organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e pela Associação Brasileira de Argamassa Industrializada. A próxima edição do Simpósio será realizada em Belo Horizonte.

Olimpíada de Química

A UFMG recebe, no dia 6 de junho, cerca de 1.600 alunos do ensino médio para a segunda etapa da XII Olimpíada Mineira de Química (OMQ 2009).

Com duração de três horas, a prova será composta por 12 questões de múltipla escolha e duas questões discursivas sobre teoria e práticas experimentais de química. A divulgação do resultado está prevista para o dia 3 de julho. Os 40 alunos que mais se destacarem irão representar Minas Gerais na Olimpíada Brasileira de Química, que acontece no dia 22 de agosto.

Esta é a segunda vez que o Departamento de Química da UFMG organiza e sedia o evento, que busca estimular o interesse, o estudo e a pesquisa na área de química entre alunos dos ensinos médio e tecnológico de instituições públicas e privadas.