Busca no site da UFMG

Nº 1656 - Ano 35
8.6.2009

acontece

Doutorado em dose dupla

A primeira tese de doutorado desenvolvida no ICB por meio de sistema de cotutela com uma universidade estrangeira foi defendida no último dia 28, no programa de pós-graduação em Microbiologia. O título do trabalho, de autoria da pesquisadora Priscila Divina Diniz Alves, é Caracterização de linhagens de S. aureus provenientes de diferentes espécies de ruminantes e do processo de fabricação do queijo minas canastra, e avaliação microbiológica do queijo minas curado.

Para desenvolver a pesquisa, Priscila passou 18 meses no Agrocampus Rennes, na França, por meio do programa Capes/Cofecub (Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil). Dessa forma, a pesquisadora obteve título de doutorado pela UFMG e também pelo Agrocampus Rennes, com validade no Brasil e em todos os países da União Europeia.

“Além de ser o primeiro trabalho finalizado no sistema de cotutela, a tese é fruto de parceria, também inédita, entre três programas de pós-graduação (Bioquímica e Imunologia, Genética e Microbiologia) da UFMG”, explica Vasco Azevedo, um dos coordenadores do Capes/Cofecub, que ressalta o alto grau de internacionalização dos programas de pós-graduação da Universidade.

O trabalho foi orientado pelos professores Carlos Augusto Rosa, do Departamento de Microbiologia do ICB, e Yves Le Loir, do Institut National de la Recherche Agronomique (Inra). Além deles participaram da banca examinadora os professores Walter Lilenbaum, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jacques Robert Nicoli, do ICB, Régine Maria Talon (Inra de Clermont-Ferrand/França) e Michel Georges Gautier (Agrocampus Rennes/França).

Serviço VoIP

Está marcado para a próxima segunda-feira, dia 15, o treinamento de servidores que trabalham no campus Pampulha para uso do serviço VoIP. A previsão é de que ele ocorra entre 14h e 17h, no auditório da Reitoria. A confirmação de participação deve ser feita até esta quarta-feira, 10 de junho, pelo e-mail voip@cecom.ufmg.br, contendo as seguintes informações: nome, cargo, setor e unidade.

Por meio do serviço, os integrantes da comunidade acadêmica terão números individualizados no portal minhaUFMG para realizar conversações entre computadores e telefones convencionais. O acesso ao serviço VoIP ocorrerá pelo link específico em cada ambiente pessoal no portal. Sua utilização está condicionada a autorização institucional. O mesmo treinamento está sendo dado nesta segunda-feira, dia 8, aos servidores do campus Saúde na Faculdade de Medicina.

Choro e bossa nova

O duo Gabriel Neder e Marcos Carvalho (foto) é a atração da próxima edição do Quarta Doze e Trinta, no dia 10, às 12h30, na Praça de Serviços. No show, eles apresentarão releituras de clássicos da música popular e instrumental brasileira, além de composições próprias, transitando do choro à bossa nova, passando pela música regional e pelo “jazz brasileiro”.

A dupla foi finalista do oitavo Prêmio BDMG Instrumental (2008) e classificou-se para o programa Novos Talentos do Jazz 2008, do Festival Savassi.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), e tem entrada franca.

Tese da UFMG vence prêmio da Capes

A tese de doutorado Fusão de dados em redes de sensores sem fio, defendida na UFMG em janeiro de 2007, por Eduardo Freire Nakamura, foi uma das três pesquisas selecionadas pela Capes para o Grande Prêmio de Tese 2008. Orientado pelo professor Antônio Alfredo Ferreira Loureiro, do Departamento de Ciência da Computação do ICEx, o trabalho propõe discussão geral sobre o tema de fusão de dados em redes de sensores sem fio.

“De maneira sucinta”, escreve o autor, “fusão de dados lida com teorias, algoritmos e ferramentas utilizadas para processar múltiplas fontes de dados, gerando um dado de saída que é, de alguma forma, melhor quando comparado com os dados de entrada individualmente”. O relatório já se encontra disponível na Biblioteca Digital de Teses da UFMG (www.bibliotecadigital.ufmg.br).

Além da pesquisa de Nakamura, a tese de Manuel Valente Mangue, defendida pelo programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG, também foi incluída no rol das selecionadas para o Prêmio Capes de Tese de 2008. Intitulado Consolidação do processo de informatização em sistemas de bibliotecas universitárias da África do Sul, Brasil e Moçambique, o trabalho foi orientado pela professora Helena Maria Tarchi Crivellari.

Outras seis teses da UFMG também receberam o Prêmio, na categoria Menção Honrosa. Os trabalhos são das áreas de Ciências Biológicas, Economia, Planejamento Urbano e Demografia, Engenharia, Veterinária e Letras.

A divulgação dos selecionados foi feita pela Capes em 29 de maio. Esta é a terceira edição do Prêmio, que recebeu 487 inscrições. A cerimônia de premiação está marcada para esta quarta-feira, dia 10, em Brasília.

Ensino de línguas

Estão abertas até 30 de junho as inscrições para o curso de especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador, da Faculdade de Letras (Fale). São 35 vagas para o segundo semestre de 2009, voltadas para professores e graduados de diferentes áreas do conhecimento que atuam no ensino de línguas (materna ou estrangeiras). As práticas discursivas e educação on-line, interação e mídias, aspectos textuais e semióticos da interação homem-computador e manifestações linguísticas da cibercultura fazem parte do processo de ensino mediado pelo computador.

Outro curso oferecido pelo Cenex-Fale, o de especialização em Inglês, também recebe inscrições até 30 de junho. Voltado para professores, tradutores, revisores de textos e jornalistas, seu objetivo é formar profissionais com habilidade para lidar com os desafios das novas tecnologias no mercado de trabalho de ensino e tradução.

Nos dois casos, as inscrições podem ser feitas pela página www.fundep.ufmg.br ou pessoalmente nos postos de atendimento da Fundep (Praça de Serviços do campus Pampulha e Conservatório UFMG – avenida Afonso Pena, 1.534). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4220 ou pela página www.letras.ufmg.br.