Busca no site da UFMG

Nº 1662 - Ano 35
10.8.2009

acontece

Novo tratamento da dengue

A revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS) publicou, em sua edição de 27 de julho, artigo com resultados de pesquisa sobre dengue coordenada pelo professor Mauro Teixeira, do ICB. O trabalho, intitulado Essential role of platelet-activating factor receptor in the pathogenesis of dengue virus infection, mostra as conclusões de investigação sobre o papel do antagonista do Fator Ativador de Plaquetas (PAF, na sigla em inglês) na inibição dos sintomas da dengue.

O PAF é um mediador químico responsável pelo recrutamento de leucócitos nas respostas inflamatórias de defesa do corpo. O trabalho do grupo consistiu em utilizar fármaco existente no mercado (mas não disponível em drogarias) que atua como antagonista ao PAF – ou seja, impede que essa molécula realize sua função – em experimentos animais. A estratégia inibiu todas as manifestações clínicas da doença.

Segundo Mauro Teixeira, o grupo aguarda a aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (Conep) do ensaio clínico que avaliará a segurança do uso do antagonista PAFr em seres humanos e realizar estudos de sua eficácia. Além da UFMG, os estudos envolvem pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e dos russos Tarasevich State Institute of Standards and Control e State Research Center of Virology and Biotechnology “Vector”.

Jazz no Quarta Doze e Trinta

Uma apresentação de jazz moderno marca a retomada do projeto Quarta Doze e Trinta no dia 12, às 12h30, no auditório da Reitoria. A atração é a banda The Jack Schantz Quartet, de Cleveland, nos Estados Unidos.

O grupo é formado por Dan Murphy, Mark Gonder, David Morgan e Jack Schantz, que também integram The Cleveland Jazz Orchestra. O líder e trompetista Schantz já realizou turnês com Tommy Dorsey, Glenn Miller, Artie Shaw, Woody Herman, Tony Bennett, Sarah Vaughn, Mel Torme, Johnny Mathis e Nancy Wilson.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadora de Assuntos Comunitários (CAC), com entrada franca.

Bônus sem mudanças

O sistema de bônus, que garante pontuação adicional para alunos egressos de escolas públicas e autodeclarados negros e pardos, manterá as mesmas regras no Vestibular 2010, segundo decisão tomada no último dia 4 pelo Conselho Universitário. Seus integrantes se reuniram para avaliar o sistema e optaram por mantê-lo sem qualquer alteração. “É uma proposta vitoriosa e os estudos que fizemos comprovam isso”, lembrou o reitor Ronaldo Pena ao término da reunião.

Adotado pela primeira vez no Vestibular 2009, o sistema prevê acréscimo de 10% na nota obtida nas duas etapas do vestibular por alunos que estudaram a partir da 5ª série do ensino fundamental até o último ano do ensino médio em escolas públicas e mais 5% para aqueles que, além disso, se declararem negros e pardos.

Os primeiros resultados da medida indicam o seu potencial inclusivo. Sua adoção no último vestibular aumentou de 33% para 44,8% o percentual de aprovados egressos de escolas públicas e ampliou a presença desse segmento em cursos mais elitizados, como Medicina. Sem o bônus, 690 candidatos não teriam sido aprovados, o que representa quase 12% das vagas preenchidas.

As inscrições para o Vestibular 2010, cuja data de início chegou a ser adiada por causa da reunião de hoje, serão efetuadas entre os dias 12 de agosto e 8 de setembro exclusivamente pela internet. A íntegra do edital está disponível neste endereço.

Nova denominação

O Departamento de Serviços Gerais (DSG) teve seu nome alterado para Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO). A mudança foi formalizada pela portaria 50, de 21 de julho.

Em comunicado, a diretoria do Departamento explica que a mudança foi feita para que o nome se aproximasse da realidade das diferentes funções exercidas pelo setor, uma vez que o termo “serviços gerais” era pouco específico. O novo nome, segundo o comunicado, sintetiza melhor todas as atividades do departamento. “O termo ‘logística de suprimentos’ se refere a obtenção, distribuição, armazenamento e transporte de materiais e serviços para fins operativos e administrativos e ‘serviços operacionais’ pretende representar o conjunto de atividades necessárias ao funcionamento dessas áreas”, explica a nota.

Ainda conforme o comunicado, a partir de agora todas os documentos em nome do Departamento serão acompanhados da nova denominação. Mas, até que a comunidade assimile a mudança, o termo “antigo DSG” será destacado entre aspas ou parênteses.

HC abre leitos de CTI para Influenza A

O Hospital das Clínicas da UFMG abriu oito leitos de CTI exclusivos para tratamento de pacientes com suspeita de Influenza A (H1N1). Dois deles são destinados a crianças e seis a pacientes adultos.

A iniciativa foi tomada como medida preventiva para internação de casos mais graves no HC, um dos centros de referência para tratamento da doença em Minas Gerais. A abertura foi possível graças aos ajustes feitos em uma ala com leitos de CTI já existentes na Instituição.