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Nº 1673 - Ano 36
26.10.2009

Abrindo a CPU

Curso ensina técnicas de montagem e manutenção de computadores; próximas turmas oferecem 132 vagas

Igor Lage

Felipe Zig Características dos componentes de computadores estão entre os conteúdos do curso

Aos 64 anos, o auxiliar administrativo João Leite Ferreira decidiu que era hora de se atualizar profissionalmente e procurou um curso de manutenção de computadores. “É uma área que me interessa. Eu já tinha começado um curso similar há uns anos, mas não pude terminar”, conta. Por intermédio dos colegas de trabalho, João conheceu os cursos de informática realizados no Colégio Técnico (Coltec) e resolveu se inscrever. Com dois meses de curso, João, que não tinha experiência em manutenção de computadores, aprendeu sobre o funcionamento e o conserto dessas máquinas. Gostou tanto das aulas que inscreveu seu filho, João Deon Leite Ferreira, 19 anos, na turma seguinte. “Agora eu nem preciso mais pagar para consertarem meu computador”, afirma.

João e seu filho frequentaram as aulas de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, um dos cursos integrantes do projeto Informática e Tecnologia, que oferece ainda o curso de Montagem e Manutenção de Redes. A iniciativa é coordenada pelo agente de informática da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG, César Adriano Mendonça. Ele conta que o curso começou como um treinamento para os servidores da Universidade. “Como a resposta dos alunos foi boa, eu decidi continuar o curso, abrindo vagas também para o público externo”, afirma César.

Para continuar oferecendo as aulas de montagem e manutenção, o agente de informática firmou parceria com o funcionário Geraldo Victor, que coordenava um curso de introdução à informática na Escola de Educação Física. “Esse projeto não durou muito, pois não havia espaço físico suficiente”, conta César. A solução foi estabelecer uma nova parceria, dessa vez com o Coltec. Com o apoio do diretor Márcio Fantini e do professor Humberto Honda, os cursos passaram a ser oferecidos nos laboratórios de informática do colégio.

Teoria e prática

O carro-chefe do projeto é o curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, que dura de dois a três meses, dependendo do horário escolhido. Cada aluno recebe um conjunto de ferramentas para ser usado nas aulas práticas e material didático para as aulas teóricas, que tratam da história dos computadores e das principais características de cada um de seus componentes. “A proposta é que o aluno conheça a explicação teórica e depois coloque a mão na massa”, explica César. São formadas, de cada vez, seis turmas de 22 alunos – dois deles estudam de graça, na condição de bolsistas da Fump ou da Cruz Vermelha Brasileira. As inscrições para as próximas turmas, que terão aulas de novembro a janeiro de 2010, estão abertas no site da Fundep (www.fundep.ufmg.br/cursos).

De acordo com César Mendonça, o objetivo principal é capacitar os alunos a atuar no mercado de trabalho como microempresários ou funcionários de alguma empresa. Muitos alunos, porém, matriculam-se para aprender a fazer sozinhos a manutenção da própria máquina. “O check-up deve ser feito de seis em seis meses e, infelizmente, há muitas lojas que cobram um valor acima do que deveriam pelo serviço”, lamenta César. Ele conta que, depois de um tempo, boa parte desses alunos passa a consertar também os computadores de familiares e amigos nas horas vagas, criando uma espécie de segundo emprego. “Também é comum que alunos que já trabalham ou possuem experiência na área busquem o certificado que oferecemos”, conclui.

Para ajudar os alunos e manter contato com o ofício de manutenção de computadores, mesmo após o término dos cursos, César Mendonça montou o blog Conhecendo Seu Micro (www.conhecendoseumicro.blogspot.com). Nele, o coordenador do projeto posta curiosidades, vídeos e informações interessantes sobre o universo dos computadores. No ar desde novembro de 2007, o blog recebe média de 80 a 100 visitas diárias.

Terceira idade

Até o final do ano, César pretende implantar um novo curso no projeto Informática e Tecnologia, voltado para usuários idosos. “A ideia é mostrar o básico: Windows, Word, internet”, explica. Além de noções fundamentais sobre computação, o curso deverá abordar outras tecnologias que já fazem parte do cotidiano da grande maioria das pessoas, como telefones celulares e caixas eletrônicos. Para ajudá-lo, César pretende contar com um profissional da psicologia e um instrutor especial para o público. “Seria interessante fazer parcerias com outros projetos existentes no campus dirigidos à terceira idade”, planeja.