Busca no site da UFMG

Nº 1675 - Ano 36
9.11.2009

acontece

Observatório do Milênio

A Revista do Observatório do Milênio de Belo Horizonte está selecionando artigos com o tema Governança Metropolitana para serem veiculados na terceira edição da publicação. Os artigos deverão ser enviados para o e-mail observatorio@pbh.gov.br, até 23h do dia 16 de novembro. Os autores serão avisados do resultado da seleção.

A publicação pertence ao Observatório do Milênio, rede descentralizada e autônoma composta por instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos, entidades do terceiro setor e da sociedade civil. Semestral, a revista reúne artigos referentes a estudos e análises de natureza socioeconômica, ambiental e urbana. A publicação pretende ser espaço permanente de reflexão sobre os processos de urbanização e suas consequências.

O segundo número da revista será lançado durante o seminário Democracia Participativa, nos dias 12 e 13 de novembro, organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte como parte das comemorações do Ano da França no Brasil. O número traz artigos de autores vinculados à UFMG: Democracia participativa e política urbana na experiência de Belo Horizonte a partir dos anos 1990, de Flávia Duque Brasil (doutoranda em sociologia pela UFMG); A experiência da política de segurança alimentar e nutricional de Belo Horizonte: parcerias, participação e controle social, de Telma Gonçalves Menicucci (professora adjunta do Departamento de Ciência Política da UFMG), Moisés Machado e Zoraya Bernadete de Souza; e Repensando a participação política: uma análise do estado da arte à luz da problemática da representação política nos conselhos gestores, de autoria de Alexander Cambraia (mestre em ciência política pela UFMG, membro do Projeto Democracia Participativa da Universidade).

Ciências do Esporte

Estão abertas as inscrições para o programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Para o mestrado são oferecidas 23 vagas, com ingresso no primeiro semestre de 2010, distribuídas entre as seguintes linhas de pesquisa: Análise Biomecânica de Técnicas Esportivas, Aquisição de Habilidades Motoras, Fatores Psicossociais e Rendimento Esportivo, Termorregulação, Metabolismo e Mecanismos de Fadiga. Para o doutorado, foram reabertas inscrições para oito vagas remanescentes.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 17 de novembro na secretaria de Pós-Graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (av. Antônio Carlos, 6.627, 2º andar, sala 7, CEP 31270-901, campus Pampulha da UFMG), das 9h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições também podem ser enviadas pelos Correios.

O resultado final do mestrado será divulgado no dia 15 de dezembro e o do doutorado, no dia 28 de dezembro. Outras informações pelo telefone (31)3409-2322 ou pelo endereço colposed-fis@eeffto.ufmg.br.

Quarta Doze e Trinta

O grupo Camdombe do Açude apresenta, no projeto Quarta Doze e Trinta, o espetáculo Arte, cultura e fé. Formado pela comunidade do Açude, da Serra do Curral, o grupo já recebeu o prêmio de Ordem do Mérito Cultural, do governo federal, em 2004, e participou da gravação de DVD de Milton Nascimento em 2005. O espetáculo de música, poesia e dança será nesta quarta-feira, dia 11, às 12h30, na Praça de Serviços, com entrada franca.
O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Brincadeiras brasileiras

O show Encaixacouro – brincadeiras brasileiras é a atração do projeto Uma Tarde no Campus desta quinta-feira, dia 12, às 17h30, na Praça de Serviços. A apresentação é resultado do trabalho do grupo Encaixa Couro, que estuda e difunde “brincadeiras” da cultura popular brasileira, como bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, caroço, ciranda, batuque e samba de roda, entre outras manifestações.

O projeto Uma Tarde no Campus é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com entrada franca.

Jornal Nacional

O apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, estará na UFMG nesta quinta-feira, dia 12, às 9h30, para lançar o livro Jornal Nacional – Modo de fazer. Planejado para as cinco cidades onde a Rede Globo possui emissoras próprias, o Seminário Jornal Nacional Modo de Fazer já foi apresentado na PUC-Rio, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Unicamp e UnB. O evento será no auditório da Reitoria, onde Bonner abordará os critérios de seleção dos assuntos veiculados no Jornal Nacional e seu processo de produção. A promoção é do Departamento de Comunicação Social da Fafich.

William Bonner nasceu em 1963 em São Paulo. Formou-se em comunicação social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Iniciou sua carreira na Rádio USP FM. Em 1986, entrou para a TV Globo, em São Paulo, como apresentador e editor. Integrou as equipes do Globo Rural, Fantástico, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Em 1996, tornou-se apresentador e editor do Jornal Nacional. Três anos depois, passou a acumular a apresentação do JN com a função de editor-chefe.